domingo, novembro 27, 2011

NO APAGAR DAS LUZES, BRASILEIRÃO FICA ABERTO TANTO NA PARTE DE CIMA, QUANTO NA PARTE DE BAIXO

Pelo terceiro ano consecutivo, título será decidido na última rodada; Corinthians e Vasco são os dois candidatos.



Por Danilo Silveira

O Corinthians chegou muito, mas muito perto de garantir o título de campeão brasileiro. O Cruzeiro chegou muito, mas muito perto de garantir-se na Primeira Divisão e rebaixar Atlético/PR e Ceará, mas quis os deuses desse maravilhoso e emocionante esporte que o dia 4 de dezembro fosse a data marcada para essas definições.

O Corinthians venceu o Figueirense, por 1 a 0, gol de Liédson e quando o árbitro apitou o término do jogo, faltavam cerca de dez minutos para o término do jogo entre Vasco x Fluminense. O 1 a 1 de momento dava o título ao Timão, mas o gol de Bernardo veio para dar uma ponta de esperança ao Vasco e jogar uma ducha de água fria nos corintianos. Agora, o Vasco precisa vencer o Flamengo e o Corinthians ser derrotado para o Palmeiras, para que o título não vá para o Parque São Jorge e o caneco pare na sala de troféus de São Januário.

Já na parte de baixo da tabela, a derrota do Atlético/PR por 2 a 1 para o América/MG, conjugada com a derrota do Ceará para o Cruzeiro estava rebaixando o Vozão e o Furacão, mas nos minutos finais o time cearense chegou ao empate diante da Raposa, deixando tudo em aberto. Agora, o Vozão enfrenta o Bahia, na última rodada, fora de casa, precisando vencer e torcer por um tropeço do Cruzeiro. Já o time mineiro, para não depender de outros resultados, precisa vencer o Atlético/MG, que hoje livrou-se do rebaixamento ao derrotar, em casa, o Botafogo, por 4 a 0. Já o Atlético/PR precisa na última rodada vencer o Coritiba e torcer para derrota do Cruzeiro e empate do Ceará. Se o Ceará e Cruzeiro empatarem o Furacão empata em pontos e números de vitória com o Cruzeiro, mas tem um saldo de gols a menos em relação aos mineiros.

E quem acha que a emoção acabou por aí, engana-se. Na briga por vagas na Libertadores, mudanças. O Flamengo, que encontrava-se em sexto, atrás de Figueirense e Inter, venceu o Colorado em Macaé, com gol único de Ronaldinho Gaúcho e pulou para quarto lugar, ultrapassando, além do próprio Inter, o Figueirense, derrotado pelo Corinthians. Botafogo e São Paulo poderiam entrar no G-5 também, mas o Glorioso perdeu para o Galo e o Tricolor Paulista foi derrotado pelo Palmeiras. Com isso, o Coritiba, que venceu em casa o já rebaixado Avaí, por 1 a 0, pulou de nono para quinto lugar. Com isso, Flamengo e Coxa dependem só dos seus resultados para irem para Libertadores de 2012. O Coritiba enfrenta o Atlético/PR, que ainda sonha em permanecer na elite, na Arena da Baixada e o Flamengo enfrenta o Vasco. O Rubro-Negro precisa apenas de um empate para garantir-se na competição Sul-Americana e com esse placar ainda tiraria do Vasco qualquer possibilidade de título. O Fluminense, com 62 pontos, já está garantido na competição, mas precisa de um empate, ou então de um tropeço do Flamengo para se livrar da Pré Libertadores. Uma derrota do Tricolor para o Botafogo, conjugada com uma vitória do Flamengo, coloca o Rubro-Negro direto na fase de grupos e empurra a equipe das Laranjeiras para a Pré-Libertadores.

Por fim: Alguém ainda acha que o sistema de pontos corridos, no Brasil, tira a emoção do campeonato?

Nenhum comentário:

Postar um comentário