quarta-feira, abril 25, 2012

NA REAL, É O BAYERN QUEM ESTÁ NA FINAL!!!

Por Danilo Silveira



Bayern de Munique e Real Madrid entraram no gramado do Santiago Bernabéu nesta quarta-feira, buscando o mesmo objetivo: a classificação para a final da Liga dos Campeões da Europa. Para chegar lá, o Real precisava vencer por 1 a 0 ou por dois gols de diferença. Já o Bayern, precisava empatar ou perder por um gol de diferença marcando pelo menos dois gols. O placar de 2 a 1 para o Real, levava a decisão para a prorrogação. E foi justamente essa opção escolhida pelos deuses do futebol.

No campo, tivemos um jogo de fortes emoções, que deve ter mexido, e muito, com o coração dos torcedores de ambas as equipes. Logo aos 5 minutos, Cristiano Ronaldo converteu uma penalidade, abrindo o marcador e colocando o Real Madrid em uma situação favorável no confronto. Robben podia ter mudado esse panorama logo em seguida, mas ao receber bom cruzamento de Alaba da esquerda, pegou de primeira, mal, batendo por cima de meta de Casillas. A equipe alemã pressionava, buscando o empate, mas não se apresentava bem na parte defensiva, abusando do direito de dar espaços ao Real Madrid. Situação essa que ficou mais em evidência ainda quando Cristiano Ronaldo recebeu passe de Ozil, na meia lua, totalmente livre de marcação, escolhendo o canto direito de Manuel Neuer para chutar e ampliar. Foi o começo de jogo dos sonhos do time espanhol, que no dia anterior, viu seu maior rival, o Barcelona, ser eliminado dentro de casa pelo Chelsea. E as palavras que retratam com fidelidade o que aconteceu em campo durante todo o jogo são: vontade e equilíbrio. E antes do intervalo, Robben bateu pênalti no canto direito de Iker Casillas, que ainda tocou na bola, mas viu ela morrer no fundo das redes. Assim, um primeiro tempo aberto e com as duas equipes dando muito espaço na parte defensiva, terminou 2 a 1 para a equipe de Madrid.

Analisando-se o desenho do jogo na primeira etapa, ficava difícil achar que teríamos um segundo tempo sem gols. Mas o placar momentâneo foi persistindo no Santiago Bernabéu. Tínhamos em campo um jogo bem jogado, com duas equipes buscando incessantemente o gol e a vaga na tão sonhada final da Champions League. E Robben, que já vinha crescendo na primeira etapa, fez um ótimo segundo tempo, sendo, se não o melhor, um dos melhores jogadores em campo. E foi uma bola enfiada pelo holandês que poderia ter decidido o jogo, mas Mario Gómez demorou a chutar, dando tempo da marcação chegar e impedir que ele finalizasse em gol. Cristiano Ronaldo, atuando quase sempre pela ponta esquerda, mostrava muita velocidade em suas arrancadas, mas não conseguiu produzir muita coisa boa. O Real tinha Benzema como o seu melhor jogador. O atacante francês teve como seu ponto forte o posicionamento, sempre se desvencilhando da marcação e abrindo espaços no campo de jogo. Kaká entrou na vaga de Di María, buscou o jogo, tentou, mas pouco conseguiu. No final das contas, o duelo foi para prorrogação. O técnico Josef Heynckes , do Bayern, que até então não tinha mexido, lançou Muller na vaga de um solidário Ribery, que correu muito, lutando na frente, dando combate atrás e sendo peça importante ao time. O cansaço, devido ao fato de já terem disputado 90 minutos anteriormente, contrastava com a vontade dos jogadores de colocarem seus respectivos times na final da competição mais importante da Europa. O duelo pode ter alternado quando se fala em qualidade técnica, mas o fato é que foi um jogo gostoso de assistir durante 120 minutos. Em alguns momentos o Bayern jogou melhor, em outros o Real foi superior, mas em instante algum, nenhuma das equipes esboçou algum tipo de retranca, ou de proposta defensiva, dando ao espectador a oportunidade de assistir a um jogo aberto em todo o tempo.

Se formos analisar ao longo da história do futebol, desde Campeonatos Estaduais no Brasil, até Copas do Mundo, passando por Campeonatos Europeus, é comum que craques e ídolos desperdicem cobranças de pênaltis. E hoje foi a vez de Cristiano Ronaldo e Kaká, que perderam as duas primeiras cobranças para o Real. Ambos bateram no canto direito de Neuer, que defendeu. Mas, também no canto direito, cobraram Lahm e Kross, e lá estava Iker Cassilas, para empatar o duelo. E em cobranças de pênalti, sempre fica marcado um goleiro por ter sido o herói da conquista, ou um jogador por ter desperdiçado uma cobrança. E dessa vez, Sérgio Ramos acabou sendo o último jogador a desperdiçar uma cobrança, batendo nas nuvens. Schweinsteiger veio em seguida, estufou as redes de Madrid, e colocou o Bayern na final da Liga dos Campeões, que acontece dia 19 de maio, na Allianz Arena, ou seja, na casa do Bayern de Munique. A torcida do Bayern conquistou 50% do sonho, que era ver o time classificado para a final. Restam os outros 50%: assistir o time ser campeão da Europa dentro de casa. Sonho possível, chego a dizer que provável, chego a dizer que o Bayern é favorito. Mas, a cada dia que passa, o futebol nos mostra que favoritismo, pelo menos até que a bola role, mora longe do âmbito real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário