quinta-feira, abril 26, 2012

EM DIA INSPIRADO, LLORENTE PARTICIPA DE TRÊS GOLS E COLOCA BILBAO DE BIELSA NA FINAL DA LIGA EUROPA


Por Danilo Silveira

Os dois maiores gigantes do futebol espanhol, Barcelona e Real Madrid, deram adeus à UEFA Champions League nessa semana. Porém, há um outro time espanhol que hoje podemos chamar de gigante. Trata-se do Atheletic Bilbao. A equipe da região basca, dirigida pelo competente argentino Marcelo Bielsa, venceu o Sporting, do técnico Ricardo Sá Pinto, em um jogo com fortes doses de emoção, e classificou-se para a final da Liga Europa, o segundo maior torneio de clubes da Europa.

Para chegar até as semifinais, Bilbao e Sporting já tinham eliminado, entre outros concorrentes, Manchester United e Manchester City, respectivamente. Na partida de ida entre as duas equipes, o time português conseguiu derrotar os espanhóis, de virada, com dois gols no fim do jogo. Sendo assim, a vitória por 1 a 0, daria ao Bilbao a classificação.

O jogo

As duas equipes contavam com importantes desfalques. De Marcos do Bilbao e Izmailov do Sporting estavam suspensos por conta do terceiro cartão amarelo. A bola rolou e o Bilbao não demorou para partir para o campo de ataque, imprimindo seu estilo de jogo, focado na ofensividade. E assim, o time espanhol não demorou muito para abrir o marcador. Aos 17, bola alçada na área, Llorente deu uma ajeitada de craque, usando o peito, e Susaeta apareceu para emendar um bonito chute, no canto esquerdo do goleiro Rui Patrício, que nada pôde fazer. O Bilbao continuou melhor no jogo, dominando as ações. O segundo gol, porém, não saía e foi pouco antes do intervalo, aos 44, que Wolfswinkel, após bate rebate, emendou no canto esquerdo de Iraizoz para empatar o jogo e novamente colocar seu time em uma condição favorável no confronto. Porém, a resposta do Bilbao veio de forma instantânea, e novamente com participação especial de Llorente (para mim, um dos melhores atacantes do mundo na atualidade). Ele recebeu próximo à meia lua, deu um lindo corte em um adversário e tocou com capricho para Ibai Gómez, que finalizou para o fundo das redes portuguesas.

Na segunda etapa, o Bilbao jogou ainda melhor em relação a primeira. A equipe voltou incisiva, atacando o Sporting em busca do gol da classificação, já que o placar de momento estava levando o confronto para a prorrogação. O gol poderia ter saído em uma cabeçada após escanteio de direita, mas a trave acabou sendo o destino da bola. O Sporting tentava encaixar contra ataques, mas sem muito sucesso. Nos 45 minutos finais, o lance de maior perigo da equipe portuguesa veio em um chute de Insúa, de fora da área, que carimbou o poste esquerdo de Iraizoz. Um gol da equipe portuguesa naquela altura do campeonato, obrigaria o Bilbao a fazer dois para conseguir a vaga na grande final. Mas pelo desenho tático do jogo, creio que o time de Marcelo Bielsa estava muito mais próximo de balançar as redes adversárias. E foi aos 44 minutos, quando tudo indicava que teríamos prorrogação, que apareceu, mais uma vez, o craque, o monstro, o goleador: Llorente! Só que dessa vez ele não serviu de garçom, demonstrou grande oportunismo. Após cruzamento à meia altura da esquerda, ele chutou, viu a bola tocar na trave e entrar, para delírio dos torcedores do Bilbao.

Se a equipe espanhola vai ser campeã, isso não podemos afirmar. Mas, desde já, dou os meus parabéns ao Bilbao e a Marcelo Bielsa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário