sexta-feira, maio 18, 2012

FLU E SANTOS VOLTAM DE BUENOS AIRES EM DESVANTAGEM

Por Danilo Silveira



Uma noite tipicamente de Brasil contra Argentina na Libertadores da América. E nos dois confrontos, os dois na casa dos hermanos, vitória dos clubes argentinos. Vamos aos jogos:

Boca 1 a 0 Fluminense

Dos jogos que eu assisti do Boca em 2012, esse foi o melhor. Durante os minutos iniciais, o Flu até conseguiu jogar bem, chegando com qualidade ao ataque, como em chute de Thiago Neves, defendido pelo goleiro, e em chance de Jean, que acabou batendo para fora. Mas logo o Boca tratou de encurralar o Flu, que teve seu esquema de jogo prejudicado por volta dos 30, quando Carlinhos foi infantilmente expulso, ao meter a mão na bola e tomar o segundo amarelo. Cabe ainda lembrar que o lateral havia recebido o primeiro amarelo em uma falta desnecessária, próximo à bandeira de escanteio. O jogo foi zerado para o intervalo, mas ambas as equipes estiveram perto de abrir o marcador antes de irem para o vestiário. O Boca não o fez por conta de Diego Cavalieri, que pegou bem os chutes de Mouche e Squiavi. Já o Flu,teria a chance de bater uma penalidade, se o árbitro não tivesse ignorado um toque de mão de um adversário, dentro da área, após cabeçada de Anderson.

Na segunda etapa, o Boca foi mais incisivo, passou a pressionar mais, e o placar foi aberto por Mouche, que recebeu na ponta esquerda e bateu de primeira, usando a canhota, para estufar as redes tricolores, logo aos 6 minutos. O Boca continuou em cima, pressionando, em busca do segundo gol. Nos minutos finais, o jogo ficou quente, e o árbitro poderia ter posto para fora e zagueiro Schiavi e depois o zagueiro do Flu Anderson, ambos por agressões em adversários. Vale ainda lembrar que o Boca quase ampliou em mais um erro do árbitro. Falta cobrada na área, o sistema defensivo do Flu saiu, fazendo a linha de impedimento, deixando 4 jogadores do Boca impedidos, mas Schiavi, veio de trás, em posição legal, e chutou para ótima defesa de Cavalieri. Apesar da condição legal do zagueiro, acredito que um dos que estavam em posição irregular, participou indiretamente do lance, ao quase tocar na bola. Levando-se em conta que jogou mais da metade do jogo com um a menos, e analisando a boa partida do Boca, o Flu conseguiu um bom resultado, ou melhor, o tamanho da derrota ficou de bom tamanho. Porém, acho que será muito difícil reverter o placar e aposto em classificação Argentina no Engenhão.

Vélez 1 a 0 Santos

Tratou-se de uma partida muito ruim do Santos. Na primeira etapa, o Vélez partiu para cima, conseguindo pressionar a equipe brasileira. Em um primeiro instante, Rafael conseguiu fazer boa intervenção, impedindo o gol do Vélez, mas aos 36, Obolo, de cabeça, conseguiu colocar os argentinos em vantagem. Na parte ofensiva, o Santos pouco criou, e Neymar, muito marcado, quase nada conseguiu.

Para a segunda etapa, o Santos até conseguiu diminuir o ímpeto do Vélez, porém, a equipe paulista não criou praticamente nenhuma situação de gol. A maioria das jogadas santistas girava em torno de Neymar e o problema foi que o craque atuou preso na ponta esquerda, sem movimentação e sem conseguir se desvencilhar da forte marcação adversária. O time argentino ainda conseguiu algumas chegadas perigosas ao ataque, mas o placar não foi alterado. Ficou barato para o Santos, que, creio eu, terá muitas dificuldades na Vila Belmiro, diante de um qualificado adversário. Aposto em classificação Argentina.

Nos 4 jogos de ida das quartas-de-final da Libertadores, apenas 4 gols, sendo que nenhum de time brasileiro

Um comentário:

  1. Danilo,
    o resultado de 1x0 é perigoso, há de se preocupar, mas os brazucas tem condições totais para reverter o resultado.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir