sexta-feira, maio 04, 2012

RECORDAR É VIVER: VASCO 3 A 1 MANCHESTER UNITED - 08-01-2000 - MARACANÃ

Por Danilo Silveira



O torcedor do Vasco deve sentir muita saudade do dia 8 de janeiro de 2000. Naquela tarde, no Rio de Janeiro, mais precisamente no estádio Maracanã, a equipe brasileira venceu o Manchester United, que era o atual campeão europeu. O jogo, válido pelo Mundial de Clubes da FIFA, contou com um primeiro tempo de cinema da equipe carioca, com belas exibições de Ramon, Edmundo e companhia.


Um primeiro tempo para inglês ver!

A bola rolou e logo o Vasco encontrou a maneira ideal de enfrentar o Manchester United. As enfiadas rápidas de bola tentando achar Romário e Edmundo eram ótimo artifício usado diante de um sistema defensivo que marcava em linha. Porém, os impedimentos marcados pelo bandeirinha tornaram-se uma barreira para que o ataque vascaíno chegasse na cara do goleiro Bosnich, em condição legal. Ramon foi o melhor jogador em campo na primeira metade dos 45 minutos iniciais. Pode-se dizer que o camisa 9 era o dono do meio campo. As investidas do Manchester United ao ataque eram sem sucesso e o Vasco contava com boa atuação do zagueiro Mauro Galvão. E aos 24 minutos, Gary Neville atrasou uma bola errada, a redonda caiu nos pés de Edmundo, que não foi fominha, rolou para o lado, deixando Romário de frente para o gol aberto: 1 a 0. Dois minutos mais tarde, o lateral direito Jorginho, o mesmo que foi auxiliar da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010, deu um belíssimo lançamento da ponta direita e Gary neville novamente falhou, dessa vez ao tentar dominar no peito e a bola chegou até Romário, que usou sua categoria para driblar o goleiro e anotar seu segundo tento. A atuação fraca e apática da equipe inglesa até parecia fruto de certo desinteresse da equipe, que assistia o Vasco esbanjar talento dentro de campo. O quarteto formado por Felipe, Ramon, Edmundo e Romário colocava o time inglês na roda. Isso porque o Vasco ainda contava com Juninho, que não foi tão bem quanto os companheiros acima citados. Na segunda metade da primeira etapa, Romário jogou como meio-campista, voltando para ajudar na armação de jogadas. Aos 41, Felipe chegou na cara do gol e só não ampliou porque Bosnich fez boa defesa em chute rasteiro. Porém, um minuto mais tarde, Edmundo fez a jogada mais bonita da partida. O Animal recebeu na intermediária, de costas para o gol, deu um tapa na bola, girou em cima de Silvestre e bateu na saída do goleiro, para anotar uma pintura de gol: 3 a 0.


Vasco não repete bom primeiro tempo, mas segura vitória.

Para a segunda etapa, Alex Ferguson lançou Sheringham na vaga de Solskjaer e logo com um minuto, o atacante fez uma bonita jogada, recebendo próximo da meia lua e dando belo chute, encobrindo Hélton, só que a bola foi para fora. E foi o primeiro indício que o jogo mudaria de figura. O Manchester passou a dominar o campo ofensivo, rondar a área vascaína e criar oportunidades, como em chute de Keane aos 11, defendido por Hélton. Aos 18, Antônio Lopes fez sua primeira mexida, por motivo clínico. Jorginho sentiu um problema ao cruzar uma bola pela direita e precisou deixar o campo, para a entrada de Paulo Miranda. Ferguson lançou Jordi Cruyff (filho do famoso Johan Cruyff) e Fortune, nas vagas de Stam e Giggs, esse mesmo que joga no Manchester United até hoje. Enquanto isso, Antônio Lopes fez suas duas substituições restantes, lançando Nasa e Alex Oliveira nas vagas de Ramon e Juninho. O Vasco se segurou na parte defensiva, contando com a séria atuação de Júnior Baiano, que não mostrou cerimônia para dar chutões para frente. O United ainda fez um gol, aos 36 minutos, após jogada bem trabalhada, onde Keane apareceu no segundo pau para receber cobrança de falta, tocar para o meio, onde Butt empurrou para o gol. O time inglês até deu sinais que pressionaria em busca de mais um gol, mas o Vasco neutralizou bem as jogadas ofensivas e saiu do Maracanã com uma boa vitória diante dos Diabos Vermelhos.


Um comentário:

  1. Danilo,

    a lembrança é interessante, mas vale ressaltar que os ingleses não estavam nem um pouco interessados tanto no jogo quanto na competição. Quase um time inteiro de reservas avaliam minhas palavras.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir