segunda-feira, junho 18, 2012

JOGO 17: REPÚBLICA TCHECA VENCE POLÔNIA COM GOL DE JIRACEK E AVANÇA ÀS QUARTAS

Por Danilo Silveira

Jogando no estádio Miejski, na cidade de Breslávia, a Polônia deu adeus ao sonho de se classificar para as quartas de final da Eurocopa. Depois de um bom primeiro tempo, a equipe se perdeu em campo e viu a República Tcheca vencer e conseguir a classificação.


Polônia cria mais, porém, primeiro tempo termina sem gols


A partida começou a todo vapor. Em menos de três minutos, tivemos uma boa chance para cada lado. Primeiro, Dudka, após uma sobra de bola aérea, deu uma belíssima bicicleta, assustando o goleiro Peter Cech, que viu a bola passar à esquerda do gol. A resposta da República Tcheca veio quando Gebre Selassie cruzou rasteiro da direita, achou Pilar de frente para o gol, mas ao tentar pegar de primeira, ele acabou furando o chute. E essa foi a melhor chance dos tchecos na primeira etapa. Já a Polônia, pressinou bastante e criou muitas chances. Aos 5, Obraniak cobrou falta da ponta direita e a bola passou perto, atingindo o lado esquerdo da rede, pelo lado de fora. Quatro minutos mais tarde, a República Tcheca falhou em uma saída de bola e Lewandoswski invadiu a área pela esquerda, driblou Gebre Selassie, mas, meio desequilibrado, bateu para fora, de perna esquerda. Aos 14, Polansk recebeu pela direita e bateu por cima. Peter Cech, vendo a Polônia criar muitas chances, precisou trabalhar aos 21, para defender chute de camisa Boenisch, no canto direito. A partir daí, a República Tcheca conseguiu controlar o jogo, colocando a bola no chão, trocando passes de forma organizada. A pressão polonesa cessou, mas o duelo continuou em um bom ritmo. O goleiro Tyton trabalhou ao defender chutes de média distância, mas nenhum levou grande perigo. Enquanto o intervalo chegava em Breslávia, no outro jogo da chave, na cidade de Varsóvia, a Grécia abria o placar diante da Rússia.

Jiracek marca o gol da classificação tcheca

Se com empate no outro jogo, a República Tcheca estava se classificando junto com a Rússia, com a vitória grega, tchecos e poloneses estavam dando adeus à Eurocopa. Coincidência ou não, a República Tcheca voltou para a segunda etapa mais agressiva, buscando mais o ataque. A Polônia, por sua vez, parou no jogo. As chances de gol sumiram e Peter Cech teve vida calma na segunda etapa. Aos 10 minutos, o técnico polonês, Franciszek Smuda, resolveu mexer pela primeira vez, sacando Polansk para colocar Grosicki. Aos 19, a República Tcheca assustou. Após cobrança de falta de esquerda, Sivok apareceu na área e cabeceou para boa defesa de Tyton. Sete minutos mais tarde, o goleiro polonês não conseguiu evitar que suas redes fossem balançadas. A República Tcheca puxou um rápido contra ataque, Baros deu bela assistência para Jiracek, que teve calma e tranqüilidade para cortar Wasilewski e chutar para inaugurar o marcador. 


Com o gol, os tchecos estavam pulando da terceira posição para a primeira, e conseguindo a classificação, eliminando a Rússia. Nesse momento, a Polônia precisava de dois gols para garantir a sua vaga e mesmo assim, não conseguia assustar o gol de Peter Cech. Os minutos foram se passando, a tensão foi aumentando e chegava perto do momento de decisão dos classificados. As entrada de Mierzejewski e Brozec, nas vagas de Murawski e Obraniak não surtiram maiores efeitos na seleção polonesa. A República Tcheca só mexeu pela primeira vez aos 39: saiu Jiracek, o autor do gol, para a entrada de Rajtoral. Aos 40, Wasilewski teve uma bela chances, mas desperdiçou de cabeça, jogando por cima da meta. Nesse momento, se a Polônia fizesse dois gols, se classificaria junto com a Grécia, mas se fizesse apenas um, classificaria a Rússia. E nos minutos finais, Michal Bilek fez mais duas alterações, sacando Pilar e Baros, para as entradas de Rezek e Pekhart. Vale lembrar que Rússia e Polônia tem uma grande rivalidade que transcende o campo futebolístico. E aos 48, um chute polonês venceu o goleiro Peter Cech, mas um tcheco apareceu para antes da marca final para evitar o gol que eliminaria a sua seleção. Resumindo, por questão de detalhes, a Polônia não colocou a sua rival Rússia, na fase quartas de final da Eurocopa.

São essas histórias que fazem do futebol um esporte belíssimo. Por vezes, acho o futebol cruel, acho cruel ver times que são melhores serem eliminados, times que encantam, que jogam um futebol bonito e envolvente, serem eliminados para times mais fracos. Considero triste ver a Rússia eliminada na primeira fase, foi a seleção que apresentou o melhor futebol. Mas, ao mesmo tempo que penso no quão cruel o futebol é com alguns times, penso o quanto ele encanta, diverte e emociona.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário