segunda-feira, junho 18, 2012

JOGO 18: RÚSSIA RECEBE PRESENTE DE GREGO E DÁ ADEUS À EUROCOPA

Por Danilo Silveira



E o futebol segue aprontando suas peças. Não é que a Grécia venceu neste sábado, em Varsóvia, a Rússia, pelo placar de 1 a 0, conseguindo sua classificação para as quartas de final da Eurocopa. E de quebra, mandou os russos de volta para casa mais cedo. A Rússia, time que apresentou o melhor futebol no grupo A nos dois primeiros jogos, sucumbiu à retranca e à aplicação tática da Grécia, que até então, era o time que pior tinha se apresentado no grupo. Não que os russos tenham feito um jogo muito ruim, mas foi pior do que os dois primeiros e não que a Grécia tenha feito uma partida brilhante, mas foi melhor que as duas primeiras.

Karagounis coloca gregos em vantagem nos acréscimos da primeira etapa

O jogo começou e quem esperava uma Grécia fechada, enganou-se. Logo aos 4 minutos, Karagounis bateu escanteio da direita, Katsouranis apareceu no primeiro pau, desviou com o pé e obrigou Malafeev a trabalhar. O jogo era equilibrado, com as duas equipes buscando atacar, proporcionando aos espectadores um bom duelo. Aos 9, após cruzamento da direita, Arshavin finalizou com a sola do pé e Sifakis defendeu no meio do gol. Três minutos mais tarde, Dzagoev arriscou de fora e a bola passou à esquerda do gol, com perigo. Por volta dos 20 minutos, a Rússia passou a jogar melhor e dominar as ações ofensivas. Por volta dos 25, já se podia dizer que a Grécia tinha virado uma verdadeira retranca. E assim foi até o fim da primeira etapa. A Rússia tinha dificuldades para criar e os gregos praticamente não apareciam no campo ofensivo. Destaque para o atacante Samaras, que quando a Grécia atacava era ponta esquerda e quando a Grécia defendia, era quase um lateral, sendo o melhor jogador da equipe no quesito marcação. Apesar de não fazer um grande jogo, a Rússia tinha a seu favor o empate e a Grécia parecia muito longe do gol. Mas, aos 47 minutos, o improvável aconteceu. A Grécia cobrou um lateral pela ponta direita, pouco depois da linha que divide o meio-campo, a marcação russa falhou e a bola chegou até Karagounis, que invadiu a área e chutou cruzado para inaugurar o marcador.

Rússia não supera ferrolho grego e está fora da Eurocopa

O gol de Karagounis estava classificando a Grécia, mas também a Rússia, porque Polônia e República Tcheca empatavam no outro jogo da chave. Qualquer gol que saísse no outro jogo obrigaria a Rússia a empatar o seu duelo. Dick Advocaat lançou para a segunda etapa Pavliuchenko, na vaga de Kerhakov. E a Rússia começou tentando exercer uma pressão na equipe grega. A dificuldade de penetrar no sistema defensivo fazia com que os russos arriscassem chutes de fora da área, mas a pontaria não estava das melhores. E foi a Grécia que começou a chegar com mais perigo. Aos 13, Torosidis apareceu pela ponta direita, cruzou rasteiro e Gekas por pouco não teve a chance de finalizar debaixo da trave, mas Anyukov apareceu antes para afastar o perigo. Aos 15, Karagounis fez fila na defesa russa, entrou na área e foi ao chão. O árbitro não só deixou de marcar a penalidade como deu cartão amarelo para o camisa 10 grego, tirando-o do jogo das quartas de final. Para mim, não houve o pênalti, mas também não houve simulação, isto é, teve o choque, mas não caracterizou a infração. O fato é que Karagounis passou um bom tempo reclamando. Aos 18, o técnico Fernando Santos tirou o atacante Gekas para lançar o lateral Holebas, que atuou pelo lado esquerdo. Assim, Samaras, que continuava a fazer uma grande partida, passou a jogar mais avançado. Pouco depois, outra mexida: saiu Karagounis, entrou Makos. Aos 23 minutos, a Grécia teve muito perto de fazer o segundo gol. Zhirkov fez falta em Salpingidis, pouco antes dá linha da área. Tzavelas foi para bola e em uma cobrança magistral, carimbou a trave esquerda, quase na junção com o travessão e Malafeev apenas olhou e rezou para que a bola não entrasse. Por volta dos 25 minutos, a Rússia tomou um gol sem ver a bola entrar na sua meta. Isso porque no outro jogo da chave, a República Tcheca abria o marcador e isso significava que a Rússia precisaria do empatar para se classificar. Aos 26, Pogrebnyak entrou na vaga de Glushakov e aos 35, Izmailov entrou na vaga do lateral Anyukev. Nesse meio tempo, aos 29, Denisov arriscou de fora e o goleiro defendeu no canto esquerdo o chute rasteiro. A última mexida na Grécia aconteceu aos 37: Salpingidis por Ninis. A Rússia apresentava muita gente no campo ofensivo, mas faltava organização. Aos 38, veio a chance mais clara e os deuses gregos atuaram e impediram que as redes fossem balançadas. Arshavin cruzou dá direita e Dzagoev cabeceou, vendo seu arremate passar à direita, tirando tinta do poste. Os minutos se passaram, os jogadores russos aparentavam nervosismo e não conseguiam organização para criação de jogadas de perigo. Até que veio o apito final, que decretou a Rússia fora da Eurocopa 2012.


Parabéns à valentia grega, à classificação da República Tcheca. Mas, foi triste ver a Rússia eliminada. Agora, fica a torcida para os russos estarem no Brasil em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário