segunda-feira, junho 18, 2012

JOGO 19: SOB COMANDO DE CRISTIANO RONALDO, PORTUGAL VENCE E ELIMINA HOLANDA DA EUROCOPA 2012

Por Danilo Silveira


A Holanda, vice-campeã do mundo em 2010, deu adeus à Eurocopa neste domingo. Com uma atuação muita fraca diante de Portugal, na cidade de Kharkiv, a Laranja foi derrotada, por 2 a 1 e saiu da competição sem ter feito sequer um ponto. Já os portugueses, com a vitória, classificaram-se em segundo lugar do grupo e enfrentam a República Tcheca nas quartas de final.

Holanda começa bem, mas se perde

Com Vlaar na vaga de Heitinga, Van Der Vaart na vaga de Van Bommel e Huntelaar na vaga de Afellay, a Holanda partiu para cima de Portugal, tendo a difícil missão de vencer por dois gols de diferença e ainda torcer por uma vitória alemã diante da Dinamarca. E o começo foi dos sonhos para a equipe comandada por Bert Van Marwijk. Aos 10 minutos, Robben apareceu pela ponta direita, tocou para Van Der Vaart, que acertou um belo chute colocado, no canto direito do goleiro Neuer, para abrir o marcador. Pouco depois, a Alemanha abriu o placar diante dos dinamarqueses e a Holanda passou a precisar "apenas" de mais um gol para avançar de fase. Mas, em meio a esse cenário, Portugal adiantou a marcação, passou a pressionar a saída de bola, dificultando a vida holandesa. E ainda em meio a isso tudo, Cristiano Ronaldo começou a despontar como grande nome do jogo. Aos 15, ele arrancou pela esquerda, cortou o zagueiro Vlaar, invadiu a área e carimbou a trave direita do goleiro Stekelenburg. Em seguida, Portugal voltou a assustar, quando Postiga, de frente para o gol, mas desajeitado, chutou mal e Stekelenburg defendeu. A instabilidade defensiva da Holanda era visível e Portugal não parava de criar oportunidades. Raul Meireles apareceu pela direita da área, aos 17, mas chutou para fora. Se Cristiano Ronaldo despontava como grande nome na partida, o mesmo acontecia com Stekelenburg. Aos 22 minutos, o camisa 7 da equipe portuguesa cabeceou a queima roupa e o goleiro holandês fez uma bela defesa. Mas, 5 minutos mais tarde, Cristiano recebeu passe de João Pereira, ficou cara a cara com Stekelenburg, que dessa vez, nada pode fazer, a não ser ver a bola entrar no seu canto esquerdo: 1 a 1. A Holanda não acordou para o jogo e Portugal continuou melhor. Aos 32, Cristiano arriscou um chute forte de fora da área e mesmo com a bola indo no meio do gol, levou perigo a Stekelenburg, que conseguiu defender. Dois minutos mais tarde, Cristiano aproveitou escanteio da direita e concluiu de cabeça, à esquerda do gol. Em meio à grande quantidade de chances portuguesas, a Dinamarca chegou ao gol de empate contra a Alemanha. O intervalo chegou em boa hora para a Holanda, desarrumada em campo.

Cristiano Ronaldo marca mais, classifica Portugal e elimina Holanda

Para a segunda etapa, as duas equipes voltaram sem substituições. Logo aos 5 minutos, o lateral esquerdo Willems, da Holanda, deu uma forte rendeu em João Moutinho, estabelecendo um princípio de confusão, que logo cessou. O lance rendeu o cartão da cor amarela ao camisa 15 da Laranja. A Holanda parecia nervosa em campo, aos 10 minutos, com o jogo parado, Sneijder foi pegar a bola para bater uma falta e empurrou João Pereira. Aos 14, Portugal teria chegado ao segundo gol se o auxiliar não tivesse marcado impedimento de Hélder Postiga, que realmente estava em posição irregular. Aos 18 minutos, o técnico Paulo bento mexeu pela primeira vez na sua equipe, tirando Postiga e lançando Nélson Oliveira, mesma substituição que tinha feito nas duas primeiras rodadas. Dois minutos mais tarde, Cristiano Ronaldo arrancou pela esquerda, serviu Coentrão, que bateu da entrada da área para boa defesa de Stekelenburg. Van Marwijk fez sua única mexida no jogo aos 21, lançando Afellay na vaga de Willems. Paulo bento mexeu pela segunda vez aos 25, lançando Custódio na vaga de Raul Meireles. Portugal seguia melhor e aos 26, Cristiano teve ótima visão de jogo e deixou Nani na cara do gol, mas Stekelenburg apareceu para salvar a Holanda mais uma vez. Aos 28, em um belíssimo contra ataque, Portugal chegou enfim ao segundo gol, novamente marcado pro Cristiano Ronaldo, que recebeu na ponta esquerda, deu belo come em Van Der Wiel e bateu no canto direito de Stekelenburg.


Por falar no goleiro holandês, provavelmente se ele não estivesse em um dia inspirado, a Holanda sairia de campo goleada. E a trave também colaborou para que isso não acontecesse, já que Cristiano Ronaldo ainda carimbou sua segunda bola no poste do goleiro holandês. A Alemanha fez o segundo gol na Dinamarca, ajudando a Holanda, mas a situação da seleção laranja era complicadíssima. Perdido em campo, o time precisava de três gols para avançar. De fato, não conseguiu nenhum, mas nos minutos finais, a Holanda ainda conseguiu forças para assustar o goleiro Manuel Neuer. Aos 37, Van Der Vaart carimbou a trave direita alemã, aos 40, Huntelaar pegou uma sobra de bola, emendou de primeira e viu seu chute sair à direita. E aos 42, Van Persie saiu na cara de Neuer, mas acabou finalizando mal. Chances essas que não apagam a péssima partida da seleção laranja. Antes do apito, Paulo Bento fez sua última alteração, lançando Rolando na vaga de Nani. O apito final não demorou a vir, decretando a classificação portuguesa e eliminação da vice-campeã do mundo.

A Holanda começou e acabou a Eurocopa 2012 da mesma forma, no ponto de vista do resultado: perdendo. Mas, na estreia, a equipe fez uma bela partida diante da Dinamarca apesar do revés. Já diante de Portugal, a derrota veio atrelada a uma péssima atuação e pode-se dizer que a equipe deu sorte para sair de campo perdendo por apenas um gol de diferença. Já Portugal, segue em frente e caso repita a boa atuação que teve diante dos holandeses, tem grandes chances de superar a República Tcheca e chegar à semifinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário