segunda-feira, junho 18, 2012

JOGO 20: ALEMANHA VENCE DINAMARCA E É A ÚNICA SELEÇÃO AINDA 100% NA EUROCOPA

Por Danilo Silveira


A fase de grupos da Eurocopa 2012 nem chegou ao fim, mas já podemos dizer que a Alemanha é a única seleção que vai terminar 100%, já que todas as outras seleções já perderam pontos. Neste domingo, na arena Lviv, a equipe comandada por Joachim Low fez a sua melhor atuação na competição até aqui e venceu a Dinamarca pelo placar de 2 a 1, passando em primeiro do grupo e tendo a Grécia pela frente nas quartas de final.

Alemanha é superior, mas primeiro tempo termina empatado

A Alemanha começou melhor a partida. Logo com um minuto, Khedira cruzou da esquerda, a bola chegou no segundo pau, Muller dominou no peito e bateu por cima do gol defendido por Andersen. E o camisa 13 da Alemanha teve uma chance mais clara aos 4 minutos. Podolski cruzou da esquerda, a bola descaiu na área e encontrou Muller sozinho, que pegou de primeira, mas o chute não saiu dos melhores e o goleiro dinamarquês fez a defesa. A Dinamarca tentava não se retrancar, mas tinha muitas dificuldades para chegar ao campo ofensivo e lá se manter por muito tempo. A superioridade alemã foi traduzida em gol aos 18 minutos. Bender recebeu cobrança de lateral pela ponta direita da área, cruzou rasteiro e Podolski emendou de primeira para abrir o marcador. Mas, a resposta dinamarquesa veio cinco minutos mais tarde. Escanteio cobrado da direita, Bendtner apareceu no segundo pau, cabeceou para o meio da área, onde estava Krohn Dehli, que também de cabeça, estufou as redes de Manuel Neuer.


A Alemanha não deu nenhuma demonstração de ter sentido o gol de forma negativa. Pelo contrário, após o gol sofrido, a Alemanha continuou adotando o estilo de jogo da primeira metade do tempo, valorizando a posse de bola no campo ofensivo e buscando brechas por entre a defesa dinamarquesa. Ozil e Khedira faziam boa partida, comandando o meio campo alemão. Aos 40, Khedira tabelou com Mario Gómes, Kvist até interceptou, mas cortou mal a bola, que sobrou para Khedira, na ponta direita da área, mas o camisa 6 alemão acabou finalizando à esquerda do gol de Andersen.

Bender desempata e garante os 100% da Alemanha

No outro jogo da chave, Portugal e Holanda empatavam em 1 a 1, e com isso, a Dinamarca precisava vencer a Alemanha para avançar de fase. E logo aos 5 minutos da segunda etapa, uma grande chance criada, em uma bela jogada. Simon Poulsen desceu pela ponta esquerda, rolou para trás e após ajeitada de um companheiro, a bola sobrou limpa para Jakob Poulsen, que chutou de frente para o gol, mas viu a bola caprichosamente resvalar no pé da trave direita e sair. A Alemanha continuava melhor no jogo, mas o cenário era muito perigoso. Caso saísse um gol de Portugal e um gol dinamarquês, teríamos um empate triplo no grupo e pelos gols marcados, a Alemanha daria adeus à Eurocopa. Aos 18 minutos, Joachim Low resolveu fazer sua primeira mexida, lançando o atacante Schurrle na vaga de Podolski, o autor do gol. Vale ainda destacar que esse foi o centésimo jogo de Podolski com a camisa da Alemanha. E após três minutos em campo, Schurrle quase desempatou a partida. Ele apareceu na ponta esquerda da área, recebeu bela enfiada de bola de Khedira, bateu rasteiro e cruzado, de primeira, mas Andersen fez uma bela defesa com a mão esquerda. A Dinamarca atacava menos que a Alemanha, mas era perigosa. Um chute de fora de Zimling parecia que ia para fora, e pelo visto, Neuer pensou em deixar a bola passar, mas preferiu não arriscar e defendeu de maneira esquisita. Bendtner recebeu um lançamento na área, mas não conseguiu finalizar direito e vendo o replay do lance, foi possível constatar que Badstuber puxou sua camisa, mas a penalidade foi negada pelo árbitro espanhol Carlos Velasco. Mario Gómes saiu para a entrada de Klose aos 28 e aos 32, a primeira mexida na representação dinamarquesa: saiu Zimling, entrou Christian Poulsen. E aos 34, a Alemanha fez um gol com a cara dessa Alemanha. Contra ataque rápido, enfiada de bola para Klose, que acabou deixando a bola passar, mas a redonda sobrou para o lateral direito Bender, que finalizou no canto direito de Andersen e fez o gol para acalmar o coração dos alemães. Detalhe que Bender é reserva da equipe alemã e estava em campo na vaga de Boateng, suspenso. Dois minutos após o gol sofrido, Morten Olsen lançou Mikkelsen, sacando Jakob Poulsen. Enquanto isso, Joachim Low fazia uma substituição de caráter mais defensivo, lançando Kross na vaga de Muller. Os minutos se passaram, não se teve mais nenhuma chance clara de gol e a Alemanha pôde comemorar a vitória, os 100% e a classificação.

A Dinamarca sai da Eurocopa como terceira colocada do grupo da morte, tendo feito uma boa competição, dando muito trabalho a todos os adversários. Na estréia, venceu a Holanda, no segundo jogo tomou o gol da derrota somente depois do 40 minutos do segundo tempo e diante da Alemanha, somente após os 30 da segunda etapa. Pode-se dizer que a Dinamarca esteve perto da classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário