quinta-feira, junho 21, 2012

JOGO 24: MESMO JÁ ELIMINADA, SUÉCIA VENCE E COLOCA FRANÇA NO CAMINHO DA ESPANHA

Por Danilo Silveira


Nem parecia que a Suécia já estava eliminada da Eurocopa. Depois de perder as duas primeiras partidas e darem adeus ao sonho da classificação para as quartas de final, os suecos mostraram muita disposição, vontade e derrotaram a França, nesta terça-feira, em Kiev, pelo grupo D. Apesar da derrota, os franceses avançaram na segunda colocação e agora enfrentam a poderosa Espanha nas quartas de final

Primeiro tempo sem muitas chances de gol

Logo no início do jogo a Suécia chegou duas vezes à frente, em duas cabeçadas, uma para fora e uma defendida com tranquilidade pelo goleiro Llorris. Aos 7 minutos, a França criou boa oportunidade com Ribery, chutando cruzado pela ponta esquerda, para defesa de Isaksson. Dois minutos mais tarde, a Suécia teve a chance mais clara do primeiro tempo. Mexes disputou bola com Toivonen, mas falhou, errando o tempo da bola e o atacante sueco saiu na cara do gol, driblou Lloris pela ponta direita, mas perdeu ângulo e não conseguiu acertar o gol, carimbando seu chute na trave esquerda. A partir daí, a Suécia pouco apareceu no ataque até o intervalo. A França adiantou a marcação, pressionando a saída de bola, mas a seleção sueca não se desesperava, não abusava dos chutões e mesmo pressionada, tentava ao máximo manter a posse da bola. Ribery fazia uma boa partida, sendo o jogador mais participativo da França. O lateral direito Debuchy também se apresentava bem no apoio. Quem não foi bem no jogo foi o meia Nasri, que não conseguiu apresentar o seu bom futebol. Aos 34, Ben Arfa chutou de fora da área, mas a bola passou por cima do gol. Aos 44, Ribery chutou, mas o zagueiro Mellberg conseguiu desviar o arremate. Por sinal, o defensor sueco foi um dos melhores em campo, liderando a defesa da sua seleção.

Suécia melhora e vence o jogo


Para a segunda etapa, a Suécia voltou com mexida: Wilhelmsson na vaga de Bajrami. E por sinal, o camisa 21 entrou muito bem, colocando fogo na partida e melhorando a seleção sueca. Mas, a primeira boa chance surgiu para a França. Benzema recebeu na ponta esquerda, cortou Granqvist e bateu cruzado, para fora. E aos 8 minutos, um dos lances mais bonitos até aqui na Eurocopa. Ibrahimovic recebeu cruzamento da direita, tirou todo o corpo do chão e emendou um belíssimo voleio, da entrada da área, no canto direito de Llorris, que nada pôde fazer para evitar a pintura de gol do atacante sueco. O fato é que o gol fez bem a Suécia, que melhorou bastante no jogo, passando a atacar mais a França, sendo inclusive mais perigosa que o adversário. Aos 11 minutos, Ibra apareceu pela ponta esquerda, próximo à linha lateral, deu um belíssimo passe por elevação, encontrando dentro da área francesa, Wilhelmsson, que bateu para boa defesa de Llorris. Logo em seguida, Mellberg apareceu na área francesa, finalizou após cruzamento da esquerda e o goleiro francês novamente impediu que a Suécia ampliasse o placar. Com o adversário criando boas oportunidades de gol em sequência, Laurent Blanc mexeu na sua equipe aos 15 minutos: saiu Ben Arfa, entrou Malouda. Sem conseguir criar muitas jogadas coletivas, a França tentava buscar o empate em chutes de fora. Aos 18, Nasri bateu colocado, mas a bola saiu à direita, aos 25, M´Vila chutou na direção do gol e Isaksson precisou trabalhar. Nasri, que foi mal na primeira etapa, deixou o campo aos 31 para a entrada de Menéz. No minuto seguinte, foi a vez da Suécia mexer e foram duas trocas de uma vez: saíram  Toivonen  e Svensson para as entradas de Wernbloom e Holmén. Blanc resolveu mexer pela última vez aos 37, lançando Giroud na vaga de M´Vila. E no primeiro lance, o camisa 9 francês apareceu na área sueca e cabeceou, mas a bola não tomou o rumo do gol. A vitória da Inglaterra no outro duelo estava colocando a França na segunda colocação, justamente no caminho da poderosa Espanha nas quartas de final. Aos 46 minutos, a Suécia ainda chegou ao segundo gol. Holmén aproveitou cruzamento da direita, chutou e acertou o travessão de Llorris, mas na sobra, Larsson emendou para as redes.

No geral, a Suécia teve momentos bons e ruins na Eurocopa. Se não fez uma estreia boa diante da Ucrânia, fez um bom segundo tempo diante da Inglaterra. E contra a França, se não conseguiu agredir muito na primeira etapa, criou bastante e fez dois gols no segundo tempo. Agora, a seleção comandada por Erik Hamrén deve se concentrar nas eliminatórias para a Copa do Mundo, com o objetivo de visitar o Brasil em 2014. Já a França, foi muito bem no jogo de estreia diante da Inglaterra. Diante da Ucrânia, não foi brilhante, mas soube se impor e contra a Suécia não foi bem. Agora, a missão é muito complicada: derrotar a Espanha e ir para as semifinais. Impossível não é, mas é bem difícil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário