quarta-feira, junho 20, 2012

JOGO 23: EM DIA DE ERRO DA ARBITRAGEM E GOL DE ROONEY, INGLATERRA VENCE UCRÂNIA E ESTÁ NAS QUARTAS

Por Danilo Silveira



Com um gol de Rooney, a Inglaterra venceu a Ucrânia por 1 a 0 na Arena Donbass, em Donetsk, se classificando em primeiro lugar no grupo D e enfrenta agora a Itália nas quartas de final. Já a Ucrânia, se despediu da competição com uma vitória, duas derrotas e uma equipe bem arrumada, que joga um bom futebol. O duelo foi marcado por um lance onde a arbitragem errou duas vezes.


Ucrânia joga melhor, mas primeiro tempo termina empatado

Precisando da vitória, a Ucrânia começou o jogo exercendo uma forte pressão diante da Inglaterra. A equipe comandada por Oleg Blokhin valorizava a posse de bola, chegando constantemente ao campo ofensivo e quando não tinha a redonda nos pés, avançava a marcação. Aos 6 minutos, Garmach arriscou de fora da área e a bola passou por cima da meta de Hart. Aos poucos, foi aparecendo o grande nome da primeira etapa: Konoplianka. O camisa 19, que já tinha feito um grande jogo na estreia, dava um trabalho monstruoso à marcação inglesa, atuando pela ponta esquerda. Aos 17 minutos, ele trouxe a bola para o meio e arriscou para o gol e seu chute acabou carimbando o zagueiro Terry. Tenho a impressão que se o defensor inglês não fizesse essa intervenção, a bola acabaria entrando no gol de Joe Hart. A Inglaterra apresentava muitas dificuldades para conter o ímpeto ofensivo da equipe ucraniana. Aos 21, Gusev recebeu pela ponta direita e arriscou, mas a bola passou por cima. As estatísticas de finalizações a gol da Inglaterra refletem com fidelidade como foi a equipe de Roy Hudgson ofensivamente na primeira metade do primeiro tempo. A primeira finalização inglesa só veio ocorrer aos 27 minutos, quando Rooney apareceu no segundo pau, por trás da marcação, aproveitou cruzamento da direita, mas acabou cabeceando muito mal, à esquerda do gol de Piatov. Dois minutos mais tarde, a Ucrânia criou uma bela jogada, de pé em pé, que terminou com Yarmolenko aparecendo pela direita e batendo cruzado para defesa de Hart. A inglaterra até conseguiu equilibrar as ações nos minutos finais da primeira etapa e não recebeu tanta pressão da Ucrânia.

Gol inglês e lance polêmico

E a segunda etapa não poderia ter começado melhor para a inglaterra. Gerrard apareceu pela ponta direita, deu um belíssimo drible da vaca em Yarmolenko, cruzou fechado, o goleiro Piatov falhou, não conseguindo afastar o perigo e a bola chegou no segundo pau, para Rooney, quase dentro do gol, ter o trabalho de cabecear para o fundo das redes ucranianas: 1 a 0 para a Inglaterra. O gol não fez bem a Ucrânia, que não conseguiu mais apresentar o bom futebol da primeira etapa. Porém, demonstrou valentia e coragem, partindo para cima da Inglaterra, mesmo sem apresentar tanta organização. Aos 15 minutos, Milevskiy estava impedido após cruzamento da esquerda, mas o árbito não assinalou e ele acabou cabeceando por cima do gol de Hart, desperdiçando uma chance de ouro. E aos 16 minutos, um lance muito complicado, onde a arbitragem errou duas vezes.



Um jogador ucraniano recebeu lançamento longo em posição irregular não assinalada, tocou para Devic que chutou na saída de Hart, viu a bola tocar no goleiro e rumar para o gol. O zagueiro Terry, se atirou na bola quando ela estava quase ultrapassando a linha e chutou para longe, porém, quando ele toca na bola, ela já tinha ultrapassado totalmente a linha, mas por tão pouco que ficou até difícil visualizar. Tão difícil a ponto do árbitro adicional que fica ao lado da trave não assinalar o gol, assim como o árbitro da partida, Viktor Kassai, da Húngria. Primeiramente, pode-se pensar que a ucrânia foi prejudicada, mas se lembrarmos do começo da jogada, chegaremos à conclusão que o jogo era para ter sido paralisado por conta do impedimento. Após esse lance, fica impossível não lembrar do duelo entre Inglaterra e Alemanha, na Copa do Mundo de 2010, onde Lampard marcou um gol para os ingleses, mas o árbitro não validou, entendendo que a bola não tinha entrado totalmente. Só que naquela ocasião, a bola havia entrado muito mais do que o lance deste jogo. Volto a dizer: está na hora de se colocar mecanismos não humanos para tomar decisões em lances polêmicos. Seria desumano culpar o árbitro em um lance desse, haja visto, que até pelo Replay fica difícil ter e real certeza que a bola entrou totalmente.

Valentia ucraniana, vitória inglesa

A partida seguiu e os ingleses quase ampliaram aos 22, quando A. Cole pegou uma sobra de bola na ponta esquerda e chutou para boa defesa de Piatov. Logo em seguida os dois técnicos mexeram.  Na Inglaterra, Walcott entrou na vaga de Milner e na Ucrânia, Devic saiu para a entrada de Shevchenko, que participava da sua última competição como jogador de futebol. Nesse momento, a Arena Donbass foi a loucura. A Ucrânia precisava de dois gols para se classificar. Mesmo apresentando um futebol pior do que o da primeira etapa, a equipe de Oleg Blokhin era valente. Aos 27, Konoplyanka arriscou um chute venenoso de fora da área e Hart defendeu com muita dificuldade. Butko e Nazarenko vieram par ao jogo, nas vagas de Milevskiy e Gramach. No outro jogo da chave, a França estava perdendo para a Suécia, e com isso, a Inglaterra estava passando em primeiro lugar. Os minutos foram se passando, lentamente para a Inglaterra, e de forma veloz para a Ucrânia. Roy Hogdson lançou Carrol e Chamberlain nos minutos finais, nas vagas de Welbeck e Rooney. Substituições essa que pareceram muito mais para ganhar tempo do que para gerar alguma mudança na equipe.

A Ucrânia sai da Eurocopa tendo feito um bom papel, se apresentado de forma digna, com uma equipe muito bem arrumada. Acredito que é uma seleção que vai lutar forte para estar no Brasil em 2014. Já a Inglaterra, segue em frente na competição e enfrenta agora a Itália.

Nenhum comentário:

Postar um comentário