sábado, junho 23, 2012

JOGO 25: PORTUGAL JOGA MELHOR, DERROTA REPÚBLICA TCHECA COM GOL DE CRISTIANO RONALDO E ESTÁ NA SEMI

Por Danilo Silveira


No jogo que abriu as quartas de final da Eurocopa, Portugal venceu a República Tcheca, na cidade de Varsóvia, por 1 a 0, com gol de Cristiano Ronaldo. Os portugueses não começaram a partida tão bem e duelo foi equilibrado no início. Mas, durante toda a segunda etapa, a equipe do técnico Paulo Bento foi melhor, se impôs e merecidamente está na semifinal da competição.

Primeiro tempo sem muitas chances de gol

A partida começou bem equilibrada, com as duas equipes tentando encontrar a melhor forma de jogar. Rosicky, recuperando-se de lesão, estava no banco de reservas e Jiracek era o destaque do time tcheco. Já Portugal, contava com Cristiano Ronaldo, que vinha de grande atuação diante da Holanda. Aos 17 minutos, os tchecos tiveram perto de abrir o marcador. Darida cruzou da direita, Baros se antecipou à marcação e por muito pouco não conseguiu desviar a bola. Por volta dos 25 minutos, o jogo ficou um pouco mais quente e Nani e Raul Meireles receberam cartões amarelos em menos de dois minutos. Cristiano Ronaldo se movimentava bastante, mas ainda não estava tendo uma atuação de destaque. Aos 32 minutos, o camisa 7 português fez uma bonita jogada. Ao receber bola de costas para o gol, ele deu uma bicicleta, mas acabou jogando a bola à esquerda do gol de Peter Cech. Dois minutos mais tarde, ele bateu uma falta de longe e a bola saiu à direita do goleiro tcheco. Portugal e Cristiano Ronaldo cresciam na partida conforme os minutos se passavam. Aos 38, Paulo Bento precisou mexer na sua equipe: Postiga sentiu a coxa direita e deu lugar para Hugo Almeida, que até então não tinha atuado em nenhum jogo desta edição da Eurocopa. Aos 45 minutos, pouco antes do intervalo, Cristiano Ronaldo fez a jogada mais bonita da primeira etapa: ele recebeu lançamento na área, dominou no peito, girou em cima de um marcador e finalizou na trave esquerda.

Superior, Portugal vence com gol de Cristiano Ronaldo

Na segunda etapa, a República Tcheca recuou demais jogando retrancada durante quase todos os 45 minutos. Portugal melhorou na partida e começou a criar oportunidades em sequência. Com menos de um minuto, Raul Meireles cruzou da esquerda e Hugo Almeida cabeceou para fora. Aos 3 minutos, Cristiano Ronaldo bateu falta de longe, carimbando novamente a trave esquerda de Peter Cech. Contra a Holanda, ele também carimbou duas vezes a trave de Stekelenburg. O meio-campista Jiracek era o melhor jogador da República Tcheca em campo. Ele, que demonstrou ao longo da competição características ofensivas, se destacou na marcação, sendo um gigante nesse quesito e ainda tentando lutar na parte ofensiva. Mas, a marcação portuguesa encurralava a República Tcheca no campo defensivo. Aos 12, Nani arriscou de fora e Peter Cech defendeu. Logo em seguida, Hugo Almeida aproveitou cruzamento da direita de Nani e cabeceou para o fundo das redes, mas o impedimento foi corretamente assinalado. Aos 14, Pilar arrancou pela ponta esquerda, deixou um marcador pelo caminho, driblou Pepe, foi ao fundo e cruzou, mas o perigo foi afastado. Pode-se pensar que o lance deveria ter despertado o ímpeto ofensivo da República Tcheca, mas isso não aconteceu. Portugal seguiu melhor na partida, pressionando bastante. Aos 15 minutos, Michal Bilek mexeu pela primeira vez, sacando Dadira e lançando Rezek. Cristiano Ronaldo parou de aparecer tanto durante alguns minutos e outros jogadores portugueses criaram chances. Aos 18, João Moutinho arriscou de fora e Peter Cech salvou com a mão esquerda. Aos 29, Raul Meireles, que vinha participando bastante do jogo, tocou na direita da área para Nani, que bateu para fora. Por sinal, o ponta direita do Manchester United fez um bom jogo. O tempo passava e a prorrogação se aproximava. Mas, aos 34 minutos, o melhor jogador de Portugal na partida apareceu para desempatar o duelo. João Moutinho cruzou da direita e Cristiano Ronaldo apareceu para cabecear, vencer o monstro Peter Cech e fazer o gol da classificação portuguesa.


Mesmo atrás no marcador, a República Tcheca não conseguia sair para o jogo e Portugal manteve a mesma postura. Paulo Bento lançou Custódio e Rolando nas vagas de Nani e Raul Meireles, substituições essas sem muita lógica, que provavelmente o treinador não faria se o placar estivesse 0 a 0. Em meio a isso, Bilek lançou Pekhart na vaga de Hubschman. Mas, de nada adiantou.

Cristiano Ronaldo evoluiu bastante no decorrer da Eurocopa, assim como sua seleção, que espera agora o vencedor de Espanha x  França. Qualquer um dos dois, é um difícil adversário, mas, acredito que a atual campeã da Europa e do mundo, a Espanha, é mais difícil. Inclusive, foi a Fúria que tirou Portugal da copa do Mundo de 2010, nas oitavas de final, vencendo por 1 a 0, gol de David Villa, que não está participando da Euro por contusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário