quarta-feira, agosto 22, 2012

DE VIRADA, DÍNAMO KIEV DERROTA BORUSSIA MONCHENGLADBACH FORA DE CASA E FICA PERTO DA FASE DE GRUPOS DA LIGA DOS CAMPEÕES

Por Danilo Silveira



Ainda sem tantos holofotes, a Liga dos campeões 2012-2013 já começou. E durante esta semana estão sendo disputados os jogos de ida do último mata-mata dessa fase da competição. Os vencedores garantem vaga na fase de grupos do torneio. E nesta terça-feira, no Borussia-park, o Borussia Monchengladbach até saiu na frente do Dínamo Kiev, mas, no fim das contas, o time ucraniano virou o placar, venceu por 3 a 1 e está muito próximo da classificação.

Melhor, Borussia abre o placar, mas acaba levando a virada. 

A partida começou muito boa para os donos da casa. Com uma proposta ofensiva, o Borussia Monchengladbach, dirigido pelo treinador suíço L. Favre, foi dono da maior parte das ações ofensivas e levava maior perigo ao gol adversário. Com menos de cinco minutos, a equipe já tinha arriscado dois chutes, que passaram próximo da meta. Aos 6, Xhaka arriscou de fora da área e o goleiro Koval defendeu no centro do gol. E a atitude ofensiva da equipe da casa acabou sendo premiada aos 12 minutos. Pela ponta direita, o venezuelano Arango descolou um belo passe para Ring, do outro lado do campo. E o meio-campista do time da casa deu um belo come em um adversário e chutou rasteiro, no canto direito do goleiro, para abrir o marcador, para festa dos torcedores alemães. O Borussia fazia uma partida muito boa, dominando por completo o jogo. No time ucraniano, o atacante nigeriano Ideye aparecia isolado na frente, com muita dificuldades no meio da zaga do Borussia. Aos 24, o time da casa teve perto de ampliar o placar, em um boa jogada de Xhaka, que deu uma caneta em um marcador e arriscou de fora da área com perigo e a bola acabou passando à direita do gol. O Dínamo respondeu dois minutos mais tarde, em chute de fora de Garmash, que obrigou Ter Stegen a defender, espalmando para escanteio. E no rebote do escanteio, Mykhalyk emendou de fora da área, a bola ainda tocou em um adversário e foi para o fundo das redes: 1 a 1. E demorou menos de dez minutos para os visitantes chegarem à virada. Quem acompanhou a Eurocopa 2012 com bastante atenção, conhece os dois jogadores que participaram do gol. O ucraniano Garmash enfiou bola para o seu compatriota Yarmolenko, que pedalou para cima de um adversário pela ponta direita, cortou para o meio e bateu rasteiro no canto esquerdo do goleiro, marcando um bonito gol. Mesmo jogando melhor a maior parte do tempo, o Borussia ia para o intervalo atrás no marcador e com um problema, que ficaria mais nítido ainda na segunda etapa: seus dois atacantes, L. de Jong e De Camargo, não faziam boa partida.

Dinamo amplia vantagem e leva excelente resultado para Ucrânia.

A segunda etapa começou com menos intensidade. Os donos da casa não conseguiam criar chances de gol e o Dínamo administrava a partida, não demonstrando muita vontade de correr atrás de mais um gol. Aos 14 minutos, Arango chutou de fora da área e obrigou o goleiro Koval a fazer boa defesa. Aliás, o meio-campista venezuelano foi o melhor jogador em campo, sendo o principal armador de jogadas da equipe alemã. O meio-campo do Borussia até se portava bem, mas o ataque pouco funcionava. Aos 18, o técnico do time ucraniano, Y. Semin, resolveu mexer na equipe, sacando o croata Kranjcar e lançando Vukojevic. Cinco minutos mais tarde, foi a vez de L. Favre mexer. E ele trocou dois jogadores de uma só vez: saíram De Camargo e Ring, para as entradas de Hanke e Hermann. O Borussia tentava pressionar, mas não conseguia encontrar a organização tática apresentada na primeira meia hora de partida, onde a equipe viveu seu melhor momento no jogo. Cigerci entrou na vaga do volante Nordtveit aos 28 minutos, mas a mudança pouco alterou o panorama do jogo. No time visitante, o brasileiro Raffael entrou aos 27, na vaga de Ninkovic. No time da casa, o atacante L. de Jong pouco conseguia produzir no campo ofensivo e, pior que isso, acabou atrapalhando na parte defensiva. Aos 35, falta cobrada na área do Borussia, da ponta esquerda, e L. de Jong acabou cortando mal, jogando para dentro das próprias redes, marcando um gol contra. Era o terceiro tento do Dínamo, que mesmo longe de fazer um jogo brilhante, leva uma vantagem muito grande para a Ucrânia e, salvo um desastre, garantirá a classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário