domingo, agosto 19, 2012

ATLÉTICO/MG VENCE BOTAFOGO DE VIRADA E GARANTE TÍTULO DO PRIMEIRO TURNO DO BRASILEIRÃO

Por Danilo Silveira




Em um grande jogo, principalmente por conta dos 45 minutos iniciais, o Atlético/MG venceu o Botafogo de virada, no estádio Independência, e garantiu o simbólico título do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, com uma rodada de antecedência e ainda um jogo a menos que 18 dos seus 19 concorrentes.

Jogo aberto na primeira etapa

A bola rolou e logo o duelo se desenhou aberto, com as duas equipes buscando o ataque. Aos 7 minutos, um contra ataque botafoguense pegou a defesa do Galo aberta e Jadson cruzou da direita, achando o uruguaio Lodeiro, o estreante da tarde, que cabeceou mal, por cima da meta. A resposta do Galo veio aos 13, quando Ronaldinho Gaúcho, que vive boa fase no clube mineiro, enfiou bola para Bernard, que viu o goleiro Jéfferson se agigantar em sua frente e evitar o gol. Aos poucos, o Galo foi se mostrando mais perigoso e criando mais jogadas de real perigo de gol. Aos 22, Escudero tabelou com Jô e chutou no meio do gol, onde estava Jéfferson, que novamente defendeu, dessa vez usando as pernas. Quatro minutos mais tarde, um contra ataque atleticano poderia ter sido fulminante, mas Júnior César finalizou fraco, para tranqüila defesa do goleiro alvinegro. O primeiro dos cinco gols da partida saiu aos 35 minutos. Jadson roubou bola de Leandro Donizete no meio, Elkeson apareceu pela direita, cruzou rasteiro, e após dividida entre dois adversários, a bola sobrou limpa para Andrezinho finalizar para as redes: 1 a 0 para os visitantes. O gol fez bem ao Botafogo e mal ao Galo. A equipe comandada por Oswaldo de Oliveira passou a viver um bom momento no jogo e parecia que chegaria ao intervalo em vantagem. Aos 40 minutos, Márcio Azevedo acabou precisando deixar o gramado por conta de uma contusão e Lima entrou em seu lugar. E além de perder seu lateral esquerdo titular, o time carioca viu o Galo chegar ao empate antes do apito final da primeira etapa. Ronaldinho deu belo lançamento para Jô, que em posição duvidosa (até agora não sei se estava na mesma linha ou poucos centímetros impedido), bateu na saída de Jéfferson, que conseguiu fazer a defesa, mas Escudero aproveitou o rebote e empatou o jogo.

Com gol de Berola, Galo garante triunfo e título simbólico

Veio a segunda etapa e o Galo, empurrado por sua apaixonada torcida, começou a pressionar o Botafogo logo nos minutos iniciais. Logo aos 2 minutos, Ronaldinho cobrou falta e Jô cabeceou com perigo, mas para fora. E aos 8 minutos, R49 apareceu pela ponta esquerda da área adversária, recebeu um lançamento primoroso, do campo defensivo, teve a calma e a habilidade necessária para dominar, não se afobar com a saída de Jéfferson e tocar para trás, onde estava Jô, que teve o trabalho de chutar, ver a bola tocar no travessão e entrar: 2 a 1 para os donos da casa. De certa forma, o Galo dominava a partida, mas o Botafogo mostrava-se perigoso, contando com boa participação do holandês Seedorf. Aos 17, Oswaldo de Oliveira fez sua segunda modificação, lançando Rafael Marques na vaga de Lodeiro. E por volta dos 20 minutos, o duelo mudou um pouco de figura. O Galo mostrou-se cansado e o Botafogo passou a ser mais incisivo no campo ofensivo. Nenhuma grande chance criada pela equipe alvinegra, mas a bola rondava muito a área atleticana. Os minutos se passavam e a tendência era o Botafogo atacar cada vez mais e o Atlético se defender cada vez mais. Cuca resolveu mexer aos 29 minutos, tirando Escudero e lançando Neto Berola, que voltava de contusão e fazia seu primeiro jogo no Brasileirão. Um minuto depois, o treinador atleticano mexeu novamente, lançando Carlos César na vaga de Serginho, que jogou como lateral-direito, na vaga de Marcos Rocha, suspenso. Aos 33, Seedorf deu um belo lançamento da intermediária, encontrando Rafael Marques na área e o atacante botafoguense acabou sendo derrubado por Leonardo Silva: pênalti corretamente assinalado. Andrezinho bateu no canto esquerdo, vencendo Victor, que pulou para o lado contrário: 2 a 2. O Botafogo cresceu na partida e demonstrava fôlego para conseguir virar o jogo. Mas foi o Galo quem assustou aos 38, em chute de fora de Leandro Donizete, que passou com perigo, próximo ao gol. E aos 42, o gol da vitória do Galo saiu dos pés dos jogadores que Cuca lançou no decorrer da segunda etapa. Pela ponta direita, Neto Berola tocou para Carlos César, recebeu de volta de calcanhar e finalizou bonito, com um toquinho por cima de Jefferson, para dar mais três pontos e o título do primeiro turno ao Galo e fazer o torcedor atleticano ter um final de domingo bem mais feliz.

Mais um capítulo que termina com final feliz para o líder do Campeonato Brasileiro. Um time guerreiro, que joga com raça, vontade e determinação. Um time que demonstra em campo uma vontade acima da média. Um time excelente tática e tecnicamente. Um time comandado por Cuca, para mim, o melhor técnico desse país.

Um comentário:

  1. Danilo,

    confesso que a campanha do galo é supreendente, não só pra mim, mas pra todos. O fato é que o galo até agora vem sobrando. Basta saber se conseque manter o mesmo rítmo.

    O jogo hoje foi muito bom, o fogão valorizou e muita vitória mineira.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir