segunda-feira, fevereiro 18, 2013

LIBERTADORES 2013 - ANÁLISES DE ATLÉTICO/MG, SÃO PAULO E GRÊMIO

Por Danilo Silveira

Com atraso de alguns dias, venho falar um pouco sobre a estreia de alguns brasileiros na Libertadores 2013.

Na Arena Independência, o encontro dos, para mim, melhores técnicos do Brasil: Cuca do Atlético/MG e Ney Franco do São Paulo. Melhor para o Galo, que venceu uma partida que teve dois tempos completamente diferentes. Na primeira etapa, o time mineiro foi extremamente superior, criando boas chances, enquanto o São Paulo não deu um chute sequer a gol. E foi em um lance curioso que o Galo abriu o marcador. Ronaldinho Gaúcho estava próximo ao gol são paulino e aproveitou para beber um pouco da água do goleiro Rogério Ceni, estando aparentemente fora de qualquer possibilidade de participação em alguma jogada. Foi quando de repente, um lateral foi cobrado na sua direção e ele recebeu totalmente livre de marcação (ele estava à frente de todos os jogadores de linha do São Paulo, mas não há impedimento em cobrança de lateral) e tocou para o meio da área, onde Jô apareceu para concluir com êxito. Fica a discussão: falta ou não de fair-play? Acredito que ele até poderia ter deixado a bola passar, mas não vejo má fé no lance, não acredito que ele foi propositalmente até o goleiro são paulino para desvencilhar-se da marcação adversária. Na segunda etapa, o jogo mudou de figura, com o São Paulo atacando mais que o Galo e levando perigo, como em chute de Luís Fabiano, muito bem defendido por Victor. E foi em um momento não favorável ao time de Cuca que apareceu o talento e maestria de Ronaldinho. Pela ponta direita, em uma jogada que misturou bom domínio de bola e boa ginga, o camisa 10 driblou dois marcadores antes de cruzar na cabeça de Réver, que ampliou. A vantagem de dois gols do Galo voltou a ser de apenas um quando Aloísio, que veio do banco de reservas, diminuiu. E antes do apito final, Ganso, que também veio do banco, teve ótima chance de ampliar e por pouco não o fez: seu chute passou à esquerda da meta, muito próximo do gol defendido por Victor.

Na Arena Grêmio, o Tricolor Gaúcho decepcionou. Diante do Huachipato, do Chile, a equipe de vanderlei Luxemburgo jogou mal e perdeu por 2 x 1. Se não parece ser brilhante, o Huachipato parece ter alguma organização. Organização essa que faltou ao Grêmio. Na primeira etapa, a equipe chiulena mostrou-se muito mais consciente em campo, chegando ao primeiro gol. Na segunda etapa, veio o 2 x 0 e as coisas complicaram para o time gaúcho. Vale ressaltar a atruação ruim do zagueiro Cris, cometendo muitos erros, principalmente no questio passe. Luxemburgo, que começou com Barcos no time, lançou Marcelo Moreno em campo, mas não sacou o argentino, passando a jogar assim com dois centroavantes. Depois, optou por lançar Wellinton e sacar o chileno Vargas, jogando com três atacantes. O Grêmio diminuiu em cobrança de pênalti de Barcos e foi para cima em busca do empate, contando com recuo da equipe chilena. O fato é que a pressão gremista se deu muito mais na base da raça que da organização. Wellinton ainda teve boa chance, mas falhou após receber cruzamento da esquerda, não conseguindo acertar o alvo. Quarta-feira, o Grêmio enfrenta o Fluminense, pela segunda rodada da competição. A competição mal começou e a situação do Tricolor Gaúcho passa longe de ser confortável.

Um comentário:

  1. Danilo,

    Atlético é um time pronto e um dos favoritos.

    Gremio e São Paulo ainda estão em formação, e isso pode custar caro em uma competição de tiro curto como essa. O Gremio, pleo elenco que tem pode até surpreender, mas o São Paulo eu não acredito.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.blogdoclebersoares.com

    SOMOS FLAMENGO
    somosflamengo33.blogspot.com

    ResponderExcluir