quarta-feira, junho 19, 2013

JOGO 4 - TAITI É GOLEADO POR 6 X 1 PELA NIGÉRIA, MAS COMEMORA GOL HISTÓRICO

Por Danilo Silveira

Depois de vencer a Nova Caledônia por 1 x 0 na final da Copa das Nações da Oceania, em 2102, o Taiti conquistou o direito Brasil em 2013 jogar a Copa das Confederações. Com um time quase todo amador, (apenas um jogador é profissional), virou quase jargão que o Taiti sofreria três goleadas na primeira fase.

E no jogo de estreia, a Seleção do Taiti foi atropelada pela Nigéria. Talvez o momento de maior emoção na vitória dos africanos no Mineirão por 6 x 1, tenha sido justamente o gol da Seleção do Taiti, muito comemorado por jogadores e comissão técnica.

O primeiro gol da Nigéria saiu logo aos 4 minutos, em uma falha do árbitro. Um jogador do Taiti cortou uma bola de cabeça e ela tomava o rumo de um companheiro seu, mas o árbitro de El Salvador, Joel Aguilar, mal posicionado, desviou o rumo da bola e ela chegou até Echiejile, que chutou, contando com um desvio em Nicolas Vallar, camisa 10 do Taiti, que matou o goleiro Javier Samin. O 2 x 0 veio pouco depois, aos 9, com O minutos, com Oduamadi, que deu bonito drible em um adversário e chutou bem. Com 2 x 0 no placar e um adversário muito frágil, o jogo passou a parecer um treino de luxo para os nigerianos. O Taiti marcava em linha em em alguns momentos e os jogadores africanos infiltravam muito fácil na defesa, saindo facilmente na cara do goleiro. Os nigerianos cansaram de perder gols e fizeram “apenas” mais um no primeiro tempo, de novo com Oduamadi.

Seleção do Taiti comemora gol histórico
Veio a segunda etapa e aos 8 minutos aconteceu o lance histórico. Após escanteio cobrado da esquerda, Jonathan Tehau apareceu no segundo pau e cabeceou para marcar o gol do Taiti. Festa no banco de reservas, festa dentro de campo. Muito possivelmente o momento de maior emoção que o Taiti viverá na Copa das Confederações 2013. Minutos depois de marcar um gol histórico, Jonathan Tehau marcou outro gol, dessa vez contra, ao tentar cortar um cruzamento. Oduamadi fez o quinto gol nigeriano, o terceiro dele no jogo e Echiejile fechou a conta.

Se a Seleção Taiti perder seus dois próximos jogos e a Seleção Espanhola vencer a Nigéria (hipótese altamente possível, diria eu até provável), o jogo entre Uruguai e Nigéria vai valer o segundo lugar do grupo e, consequentemente, a classificação para as semifinais. Um hipotético empate entre os dois, pode fazer com que o saldo de gols seja o critério de desempate a ser usado. Analisando-se o jogo de hoje, pode-se dizer que a Nigéria poderia ter vencido por um placar mais elástico, para ter mais chances de classificar-se, caso empate com o Uruguai e caso concretizem-se os três resultados citados no começo do parágrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário