sexta-feira, agosto 30, 2013

MESSI PERDE PÊNALTI, MAS BARÇA CONQUISTA SUPERCOPA DA ESPANHA

Por Danilo Silveira

O Barcelona conseguiu na última quarta-feira o título da Supercopa da Espanha, ao empatar em 0 x 0 com o Atlético de Madrid, no Camp Nou. O 1 x 1 fora de casa na ida garantiu mais um caneco ao Barça.

Mas, o fato é que o time catalão passou longe de ser aquele time bonito e envolvente que nos acostumamos a ver. Neymar, que entrou como titular, errou mais do que acertou e Messi não conseguiu brilhar como de costume, inclusive perdeu um pênalti nos minutos finais. O Atlético de Madrid fez uma partida taticamente muito interessante. A primeira linha de marcação da equipe comandada por Simeone tinha quatro homens, a segunda cinco e lá na frente apenas David Villa. A estratégia usada pela equipe foi a saída rápida em contra-ataque. Falando em velocidade, o melhor jogador em campo foi o atacante brasileiro Diego Costa, que correu demais, ajudou muito na marcação e apareceu bem na parte ofensiva. Fechando a segunda linha de marcação pela direita, ele teve papel importante para impedir a criação de jogadas do Barça. Em uma das poucas chances do Barcelona na primeira etapa, Busquets deu bela enfiada para Messi, que acabou bloqueado pela marcação antes de conseguir a finalização. Já o Atlético de Madrid, chegou com muito perigo e Valdés fez uma defesa excepcional em chute de Arda Turan. Mesmo com a posse de bola alta, o Barcelona não conseguiu criar muitas chances de gol durante a primeira parte do jogo.
Na segunda etapa, o duelo continuou parecido com o que foi visto na primeira. Como precisava do gol para ficar com o título, o Atlético de Madrid tentava agredir mais, mas não se descuidava na marcação, que foi executada de maneira muito boa durante praticamente todo o jogo. Cabe ainda ressaltar que nos 45 minutos finais o duelo ficou quente, nervoso. Em uma confusão de brasileiros, Felipe Luís acabou expulso por agredir Daniel Alves. E quando chegávamos perto dos 45, o árbitro assinalou uma penalidade máxima para o Barcelona. E na melhor chance do jogo, Messi acabou chutando no travessão. No resumo da obra, o Barcelona não foi o Barcelona encantador que costuma ser e o Atlético de Madrid, mesmo não apresentando um futebol de muito ofensivo, mostrou uma consistência defensiva impressionante e apresentou uma boa dupla de ataque, com David Villa e Diego Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário