quinta-feira, outubro 24, 2013

UM NOITE DE (PROFUNDAS) REFLEXÕES NO MARACANÃ

Por Danilo Silveira


Se alguém, durante o primeiro semestre de 2013, dissesse que o Flamengo iria eliminar o Botafogo da Copa do Brasil, no segundo semestre, com uma vitória por 4 x 0, com direito a uma atuação excelente, infinitamente superior ao seu adversário, provavelmente seria tachado de maluco. Isso porque naquela circunstância, o Alvinegro de Oswaldo de Oliveira jogava um futebol envolvente, bonito, que estava dando resultado, como o título do Cariocão, com direito ao título dos dois turnos. Enquanto isso, o Flamengo de Dorival Júnior/Jorginho e um pouco depois Mano Menezes era um time infinitamente inferior ao seu rival.

O Brasileirão andou e as coisas mudaram. A entrada de Jayme de Almeida no Flamengo culminou com uma vertiginosa melhoria na forma de atuar da equipe e as perdas de Fellype Gabriel, Andrezinho e, principalmente Vitinho, enfraqueceram o Botafogo. A noite desta quarta-feira no Maracanã evidenciou como no futebol as coisas mudam muito de pressa.

O outrora forte candidato ao título brasileiro de 2013 foi massacrado por um time, até outro dia, forte candidato ao rebaixamento nesse mesmo campeonato. Seedorf caiu de produção e dá sinais nítidos de cansaço, Por que? Tem relação com a maratona de jogos, tão criticada pelos jogadores? E Mano Menezes? Por que não acertou o time do Flamengo? Deficiência do ex-treinador da Seleção Brasileira? Má vontade dos jogadores? E a venda de alguns jogadores no meio da temporada? Valeu a pena para o Botafogo? Não é certeza que o Botafogo estaria jogando melhor se ainda contasse com Fellype Gabriel, Andrezinho e Vitinho, mas acredito que as chances seriam bem maiores.

O futebol é um esporte que tem uma dose do “inexplicável”. Difícil entender por que o Chelsea eliminou o Barcelona em 2012 da Liga dos Campeões. Complicado explicar como a Seleção Brasileira fez 3 x 0 na Espanha na Copa das Confederações. Também é difícil explicar o 4 x 0 do Flamengo no Botafogo. Mas, seria pouco dizer que foi porque um time teve uma queda e o outro uma evolução. Isso me parece evidente. O x da questão é: Por que essa queda? Por que essa evolução? São reflexões importantes de serem feitas, para a melhoria do futebol brasileiro. Alguns botafoguenses culpam o Oswaldo de Oliveira, mas ele era o técnico na fase boa da equipe. Pode ele ter a sua parcela de culpa? Sim! Mas acho que não se pode depositar 100% da decepção nas costas dele. Como não se pode depositar 100% da melhoria do Flamengo nas costas do Jayme. Mas seria injusto não cita-lo ao comentar tal evolução.

Já passou da hora de tentarmos entender o futebol não apenas pelo resultado matemático final, isto é, quantos gols a equipe fez ou com quantos pontos ela terminou o campeonato. Claro que as vitórias e os pontos levam a equipe ao título. O time que faz mais pontos é o campeão e eles são adquiridos através de vitórias, logo, o mais importante é vencer. A frase anterior tem sim um sentido, mas analisa-la pura e simplesmente pode nos levar a equívocos, a juízos de valores mal feitos, a distorções.

No resumo da obra, tudo que o Botafogo fez de bom em grande parte de 2013 não pode ser jogado fora, assim como tudo de ruim que o Flamengo apresentou em boa parte do ano não pode ser esquecido. São fatores que precisam ser levados em conta para o planejamento de 2014. Reconhecer os erros, apontar os acertos e propor melhorias pode ser visto com um dos primeiros passos para um futuro de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário