sábado, junho 21, 2014

JOGO 29: PREJUDICADA PELO APITO, BÓSNIA DÁ ADEUS À COPA PERDENDO PARA NIGÉRIA

Por Danilo Silveira

Bósnia e Nigéria fizeram em Cuiabá um duelo muito movimentado, onde lamentavelmente um erro de arbitragem comprometeu totalmete o andamento da partida e prejudicou de maneira avassaladora a seleção europeia. No fim das contas, a Nigéria venceu por 1 x 0.

Foi aos 20 minutos de jogo que Dzeko recebeu em posição legal e chutou para estufar as redes nigerianas após vencer o bom goleiro Enyeama. Lamentavelmente, o impedimento foi marcado. O tamanho do problema cauado ao jogo por conta do erro poderia ter sido minimizado minutos depois, quando Dzeko teve nova chance, mas dessa vez Enyeama parou o camisa 11, dentro da legalidade, usando as maõs e não a boca para soprar um apito assinalando o que não deve.

Bom para a justiça do futebol seria a Bósnia conseguir um gol, mas aconteceu justamente o contrário. Emenike venceu seu marcador e cruzou para Odemwingie finalizar: 1 x 0 para os africanos. O lance foi muito complicado para o árbitro da Nova Zelândia Peter O'Leary, pois Emenike puxa seu adversário no lance. O suficiente para ser falta? Lance dificílimo, mas confesso que me
pareceu que o puxão configurou uma infração.

Em busca da justiça e do empate, a Bósnia tentava chegar ao ataque, mas tinha dificuldades. Nos minutos iniciais da segunda etapa o time europeu se encontrava melhor, mas literalmente até Safet Susic mexer na equipe. Ibisevi e Salihovic entraram nas vagas de Hajrovic e Lulic. O fato é que as mexidas fizeram mal à Bósnia e a Nigéria passou a figurar mais no ataque, comandada pelo veloz Emenike. E aí começou a aparecer bem na partida o goleiro Begovic.

O 1 x 0 persistia no marcador e quando o jogo foi se aproximando do fim, precisou ser paralizado várias vezes para atendimento médico de jogadores da Nigéria, que vencia o jogo. Cera ou coincidência? Difícil afirmar, acredito que um pouo de cada, mas não posso dar certeza. Só a consciência dos próprios nigerianos podem afirmar.

O fato é que o árbitro deu três minutos de acréscimos. Para não ser eliminada, a Bósnia precisava no mínimo empatar. Dzeko recebeu na área, dominou com auxílio do braço e nada foi assinalado. Na sequência do lance chutou e foi parado primeiro por Enyeama, depois pela trave nigeriana. E assim a Bósnia está fora da sua primeira Copa do Mundo.

A Nigéria segue viva. Enfrenta agora a Argentina de Messi. Vale lembrar que na última Copa as duas seleções se enfrentaram e os hermanos venceram por 1 x 0, mas poderia ter sido bem mais se não fosse Enyeama, que fez defesas milagrosas, sendo eleito o melhor em campo. Basta um empate para os africanos avançarem de fase, mas dependendo, nem isso será preciso. Se o Irã não vencer a Bósnia, a Nigéria pode se considerar nas oitavas de final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário