quarta-feira, junho 25, 2014

JOGO 38: EMPATE NO MINEIRÃO DÁ PRIMEIRO LUGAR DO GRUPO À COSTA RICA

Por Danilo Silveira


Se antes da Copa fosse dito que o duelo entre Costa Rica e Inglaterra se daria com uma das seleções já classificada e a outra eliminada, acho que 99,9% da população que assiste futebol diria que os ingleses já estariam com vaga assegurada na próxima fase. No entanto, o que de fato aconteceu foi o contrário. Com duas vitórias nas primeiras rodadas, a Costa Rica garantiu sua vaga nas oitavas de final, enquanto a Inglaterra acumulou duas derrotas que a eliminaram.

Evidente que um jogo disputado nessas condições perde um pouco o brilho. Apesar disso, tivemos um bom duelo no Mineirão. O 0 x 0 após os 90 minutos deu à Costa Rica o primeiro lugar do grupo, algo quase inimaginável há 12 dias atrás. Já para Inglaterra, o empate teve um gosto amargo: o de sair do Brasil sem vencer nenhuma partida.

Roy Hodgson lançou a campo uma equipe muito mudada em relação à que disputou as outras duas partidas. No entanto, isso não significa que tínhamos em campo uma equipe fraca. Pelo contrário. O time apresentou um futebol de qualidade, com destaque para a boa atuação da dupla de volantes, Lampard e Wilshere.

Já os costarriquenhos fizeram um jogo bem abaixo daquilo que apresentaram nos dois jogos iniciais. A zaga mostrou-se um pouco insegura, principalmente nas saídas de bola. O destaque da equipe foi o camisa 10 Bryan Ruiz, que mais uma vez mostrou muita técnica em solo brasileiro.

Se aos 11 minutos de jogo Sturrigde chegou perto de abrir o marcador em chute que passou muito perto da trave esquerda do goleiro Navas, a Costa Rica assustou aos 22 em cobrança de falta de Celso Borges, que explodiu no travessão, mas não sem antes o goleiro Foster tocar na bola. Ainda no primeiro tempo, Sturridge teve nova oportunidade, mas falhou ao cabecear por cima.

Veio a segunda etapa e a Inglaterra parecia disposta a lutar bastante para conseguir despedir-se do Brasil com um vitória. Roy Hodgon lançou Gerrard, Ronney e Sterling, enquanto Jorge Luis Pinto colocou em campo Ureña, Barrantes e o titular Bolaños, que estava sendo poupado. Modificações nas equipes, mas nada de mudança no marcador. Bom para Costa Rica, que avançou em primeiro lugar

A campeã mundial de 1966 vai fazer falta na fase mata mata da competição. Mais falta ainda vai fazer Steven Gerrard, caso se aposente da seleção inglesa, conforme está sendo especulado. Mesmo eliminada de forma muito precoce e conquistando apenas um ponto, a Seleção da Inglaterra mostrou pontos positivos e tem um futuro promissor. Wilshere, que com seus apenas 22 anos já sabe bem o que é sofrer com lesões, parece ter total capacidade de assumir a responsabilidade de ser o grande nome do meio-campo inglês.

Quanto à Costa Rica, cabe dar os parabéns pelo que foi apresentado até aqui. Conquistou mais que a classificação, conquistou o primeiro lugar do grupo. E o mais interessante é a forma com a qual o objetivo foi conquistado: com um futebol muito interessante e vistoso. Enfrenta agora nas oitavas o segundo colocado do grupo C, que tem Colômbia, Costa do Marfim, Grécia e Japão. Qualquer uma das quatro opções sugerem que teremos um jogo para lá de interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário