quarta-feira, junho 25, 2014

JOGO 40: COM BELA ATUAÇÃO, COLÔMBIA DERROTA O JAPÃO

Por Danilo Silveira



Enquanto a Espanha foi eliminada precocemente, o Brasil vem jogando mal e outros campeões mundiais vão enfrentando muitas dificuldades nesta Copa do Mundo, a Colômbia vem se mostrando uma das grandes forças mundiais. Contra o Japão, os comandados de José Pekermann defendiam um tabu continental: nunca na história das Copas uma seleção asiática venceu um país da América do Sul. E os colombianos não vacilaram. Mesmo com boa parte do time reserva, venceram os japoneses por 4 x 1 em uma grande atuação.

Três coisas me chamaram muita  atenção nesse time colombiano ao longo da primeira fase. A primeira delas é a maturidade do time como um todo. Cada jogador parece entender perfeitamente o que precisa fazer dentro de campo e a sua importância para o grupo. Mesmo com substituições, com a escalação de alguns reservas o time não perde sua força e competitividade.

A segunda coisa é a capacidade do time jogar de mais de uma maneira. Existem times que só sabem atuar no contra-ataque, outros só sabem jogar com a bola nos pés, outros são reféns da bola aérea. A Colômbia não. O time é versátil, indo bem com a posse de bola, tomando a iniciativa ofensiva, sabendo se defender e sair em contra-ataque,  contendo a pressão adversária. A Colômbia parece mais do que pronta para enfrentar qualquer adversário nessa Copa do Mundo de igual para igual ou sendo superior.

A terceira coisa que me chama a atenção é o camisa 10, James Rodríguez. Contra o Japão ele entrou na segunda etapa e fez 45 minutos excepcionais. Deu duas assistências para Jackson Martínez e fez um golaço, participando assim dos três gols que a equipe fez enquanto ele esteve em campo (quando ele entrou o jogo estava 1 x 1).

Tivemos ainda em Cuiabá um momento de quebra de recorde. Faryud Mondragón, goleiro colombiano das antigas, adentrou o gramado da Arena Pantanal faltando alguns minutos para o término do jogo. Com isso,  o arqueiro de 42 anos, que presta serviços à seleção colombiana desde 1993, superou o camaronês Jorge Milla e agora é o jogador mais velho a ter atuado em um jogo de Copa do Mundo.


Mondragón foi à Copa do Mundo de 1994. Para quem não sabe, naquela ocasião a Colômbia chegou com muito status aos Estados Unidos, como forte candidata a ser a sensação da Copa. Porém, foi eliminada ainda na primeira fase, com duas derrotas e uma vitória.

Vinte anos mais tarde, James Rodríguez e companhia já levaram a Colômbia mais longe, às oitavas de final. E mostraram muita força, dando a entender que podem ir muito além. Na próxima semana, o Uruguai volta a pisar no Maracanã em uma Copa do Mundo, 64 após o fatídico Brasil x Uruguai. E do outro lado estará a Colômbia, disposta a mandar para casa a tradicional e bicampeã Celeste. Será possível?


Futebol por futebol, a Colômbia apresentou muito mais que os uruguaios na primeira fase!

Nenhum comentário:

Postar um comentário