quarta-feira, junho 25, 2014

JOGO 41: MESSI DECIDE MAIS UMA

Por Danilo Silveira

Depois do Maracanã e do Mineirão, foi a vez do Beira-Rio sofrer (ou ser agraciado) com a "invasão" de torcedores argentinos. Remetendo um pouco à história do futebol gaúcho, cabe dizer que o Beira-Rio é a casa do Internacional, que tem como principal rival o Grêmio. Grêmio esse que tem as cores azul, branco e preto. Isso é, argentinos coloriram o estádio do Internacional com as cores do maior rival. Acho que só mesmo uma Copa do Mundo para nos apresentar esse tipo de situação. Brasil...Argentina...Grêmio...Interncional...haja rivalidade!

Se pela terceira vez nessa Copa argentinos lotavam um estádio, também pela terceira vez a Argentina vencia. E de novo Messi foi o grande nome do jogo e condutor da equipe ao triunfo. Foram dele dois dos três gols da equipe

Se já era totalmente sem lógica dizer que Messi não joga bem pela Seleção Argentina, tal afirmativa ganha ainda mais caráter irreal depois dos três jogos disputados em solo brasileiro. Dono da bola, dono do time. Time que joga em função dele. E não vejo isso como problema. Problema mesmo seria se a Argentina não tivesse Messi. Substituído ao longo da segunda etapa, Messi viu do banco de reservas como a equipe cai de qualidade sem a sua presença em campo.

Dizem por aí também que Mascherano é mau jogador. Nunca achei. Foi logo aos dois minutos que ele descolou belo passe para Di María, que bateu para o gol e por um instante o jogo de futebol virou "pinball": a bola bateu em Enyeama, tocou na trave, voltou no goleiro, bateu novamente no poste e rumou para o centro da grande área. Voltando ao futebol, cabe dizer que a jogada terminou com um chute forte, no alto. Messi abria o placar em Porto Alegre.

Se a Argentina tem Messi, a Nigéria tem Musa (não querendo comparar a qualidade dos dois, de maneira alguma). Mas o fato é que o camisa sete nigeriano foi muito feliz ao receber pela ponta esquerda, cortar Zabaleta e chutar para o gol, vencendo Romero e empatando o jogo, no minuto seguinte em que Messi havia aberto a contagem.

Se compararmos os três primeiros tempos que a Argentina fez até aqui, o contra a Nigéria foi o melhor. E o fato passa pela grande atuação de Messi, a melhor até aqui. Mas não só de flores vive a Argentina. Enquanto o camisa dez parece em casa no Brasil, Higuaín vem acumulando partidas ruins atrás de partidas ruins.

E a Argentina teve duas boas chances de ir para o intervalo em vantagem. Na primeira, Messi cobrou falta e Enyeama defendeu de forma espetacular. Na segunda, novamente o craque argentino cobrou falta, mas dessa vez o goleiro nigeriano não conseguiu impedir o gol. Curioso é que comparando-se as duas cobranças, dá para dizer que Enyeama defendeu a mais difícil.

Por falar em Enyeama, cabe aqui destacar o que ele fez há quatro anos atrás, na Copa da África do sul. O goleiro nigeriano teve atuação espetacular na estreia, contra a própria Argentina, sendo eleito o melhor em campo. Mesmo assim ele não conseguiu evitar a derrota da sua equipe naquela ocasião, mas evitou que o 1 x 0 se tornasse mais elástico.

Voltando para 2014, se na primeira etapa a Argentina abriu o placar cedo e a Nigéria chegou ao seu gol logo em seguida, os papéis se inverteram na segunda etapa. Com um minuto, Musa tabelou com Emenike e chutou para empatar novamente a partida. Só que aos quatro, Rojo apareceu para completar escanteio com o joelho a dar novamente a vantagem para os sul-americanos.

Aos 17 minutos,  Sabella resolveu fazer sua segunda mexida (Aguero já havia saído contundido na primeira etapa para a entrada de Lavezzi) na equipe, sacando Messi de campo para a entrada de Ricky Álvarez. E o restante do jogo não foi o mesmo.O impacto da saída de Messi foi grande, a Argentina perdeu a referência que tinha dentro de campo.

Logo após a substituição de Messi, foi visto em campo uma cena muito chata. Caído no gramado, o nigeriano Babatunde recebia atendimento médico, tendo seu braço engessado. A contusão se deu graças a uma bolada recebida naquela região.

Com a bola rolando, a Nigéria partiu para o ataque em busca do empate, mas foi a Argentina que chegou perto de ampliar, em cabeçada de Garay que passou à esquerda e chute de Di Mária defendido por Enyeama. Assim, o placar seguiu inalterado até o árbitro decretar o fim da partida.

Como a Bósnia derrotou o Irã na outra partida do grupo, a Nigéria conseguiu a sua classificação mesmo perdendo o jogo. Os africanos enfrentam nas oitavas de final o primeiro colocado do grupo E, que muito provavelmente será a França. Enquanto isso, a Argentina pega o segundo colocado desse mesmo grupo, que conta ainda com Suíça, Equador e Honduras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário