quinta-feira, junho 26, 2014

JOGO 45: ALEMANHA VENCE ESTADOS UNIDOS E OS DOIS SE CLASSIFICAM

Por Danilo Silveira

O duelo entre Alemanha e Estados Unidos desta quinta-feira trazia consigo um ingrediente que o tornava muito interessante antes mesmo da bola rolar. Jurgen Klinsmann, hoje técnico dos Estados Unidos, foi o treinador da Alemanha na Copa do Mundo de 2006. Joachim Low, hoje treinador da Alemanha, foi auxiliar de Klisnmann naquela ocasião e foi quem o sucedeu na missão de conduzir a Tricampeã do mundo.

Diante disso, cabe dizer que os dois treinadores se conhecem muito bem. Também era do conhecimento dos dois que um empate na Arena Pernambuco fazia com que as duas seleções avançassem à fase oitavas-de-final. Se isso fez alguém desconfiar de um possível "jogo de compadre", esse alguém se enganou.

O jogo começou e logo a Alemanha tomou a iniciativa ofensiva, mantendo a posse de bola no campo de ataque, tentando explorar as laterais do campo e os cruzamentos rasteiros para abastecer o atacante Thomas Muller. Cabe destacar que Schweinsteiger, recuperado de lesão, fazia seu primeiro jogo como titular no Mundial. Com ele em campo, ganha a seleção alemã, ganha quem está assistindo ao jogo.

Os Estados Unidos tinham uma proposta de jogo bem interessante. Braddley, Jones e Beckerman tornavam o meio-campo combativo, mas ao mesmo tempo leve para sair em velocidade no contra-ataque, tentando encostar em Dempsey, que jogava avançado. Zusi e Davis compunham a linha de marcação quando a Alemanha tinha a bola e avançavam  pelas laterais do campo em ataques norte americanos. Como por exemplo aos 21 minutos, quando Zusi apareceu pela ponta esquerda e finalizou assustando Manuel Neuer.

A movimentação dos homens de ataque da Alemanha surtiu efeito aos 34 minutos, quando Ozil apareceu bem para finalizar, mas o chute não saiu dos melhores e Tim Howard defendeu, dando rebote, que logo foi afastado. Era uma defesa aparentemente possível de se fazer sem rebater, mas provavelmente a bola e o gramado estavam molhados por conta da chuva que caía em Pernambuco, dificultando assim a vida do goleiro americano.

Estava faltando à Alemanha ser mais incisiva, para tentar fazer o seu domínio do jogo se transformar em mais chances de gol. Joachim Low sentiu a necessidade de mexer na equipe na volta do intervalo e lançou Miroslav Klose na vaga de Podolski, que teve atuação discreta na primeira etapa. Com isso, Muller saiu da função de centroavante para jogar aberto, deixando Klose com a incumbência de lutar contra os zagueiros norte-americanos.

Se em tese Muller se distanciava da possibilidade de balançar as redes norte americanas, na prática isso foi totalmente diferente. Aos nove minutos da primeira etapa, Mertesacker apareceu na área adversária para cabecear e Howard fez boa defesa, dando rebote, que foi aproveitado pelo camisa 13 alemão, que finalizou com extrema precisão e categoria, no canto esquerdo do goleiro. Muller chegava ao seu quarto gol no torneio, empatando na artilharia com Neymar, Messi e Shaqiri. O alemão Jurgen Klinsmann nunca deve ter lamentando tanto um gol da seleção do seu país de origem.

Os Estados Unidos não tiveram força para mudar o panorama do jogo. A Alemanha seguia dominando as ações, trocando passes em sequência na parte ofensiva. O resultado dava aos comandados de Joachim Low a primeira colocação do grupo e fazia com que os Estados Unidos passassem a depender do resultado do jogo entre Gana x Portugal.

Bedoya, que entrou na vaga de Davis, teve boa chance de empate, já nos acréscimos da partida. Só que Phillipp Lahm surgiu de carrinho para trocar a trajetória do chute do camisa 11. Na sequência, Dempsey também teve boa oportunidade de cabeça, mas acabou finalizando por cima. Apesar da derrota, os Estados Unidos se beneficiaram do outro jogo do grupo. Portugal venceu Gana por 2 x 1, resultado esse que fez americanos e portugueses empatarem na segunda colocação com quatro pontos. Melhor para os americanos, que com melhor saldo de gols, seguem vivos na competição, enquanto Portugal de Cristiano Ronaldo está eliminado.


Alemanha e Estados Unidos enfrentam nas oitavas, segundo e primeiro colocados do grupo H, respectivamente. Grupo esse que conta com Bélgica, Rússia, Coreia do Sul e Argélia. Os belgas já estão classificados, mas sem posição definida. As outras três seleções ainda têm chances de conquistar a outra vaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário