sábado, julho 05, 2014

JOGO 59: ARGENTINA MOSTRA A FORÇA DO SEU CONJUNTO, VENCE A BÉLGICA E CHEGA À SEMIFINAL

Por Danilo Silveira



Depois de vinte e quatro anos, a Argentina enfim voltará a frequentar a semifinal de uma Copa do Mundo. A difícil vitória sobre a Bélgica por 1 x 0, em Brasília, credenciou a seleção de Alejandro Sabella a estar entre as quatro melhores colocadas da competição.

Assim que o jogo começou a Bélgica povoou o campo ofensivo, mostrando à Argentina que não ia ter essa de jogar na retranca. Só que demorou menos de três minutos para Messi dar o ar da graça ao dar bela enfiada de bola para Lavezzi. Na sequência o lance acabou não sendo produtivo para os argentinos, mas serviu de cartão de visitas do melhor jogador do mundo. E cinco minutos mais tarde, Lionel novamente apareceu de maneira genial. Com um controle de bola fantástico, conseguiu manter a bola em seus pés em meio a dois marcadores e abriu a jogada na ponta direita para di Maria. O jogador do Real Madrid tentou enfiada de bola em profundidade e Vertonghen apareceu cortando, mas para infelicidade do camisa 5 belga a bola sobrou perfeita para Higuain emendar de primeira e abrir o marcador. Era o cenário perfeito para a Argentina!

O jogo se mostrava equilibrado, a Bélgica tentava pressionar, mas esbarrava em uma marcação muito bem executada pelos argentinos. Cabe destacar que Sabella promoveu duas alterações na equipe titular, ambas na primeira linha da equipe. Uma delas por conta da suspensão do lateral direito Rojo, que dava lugar para Basanta. A outra por opção: Demichelis jogou de titular colocando Fernández no banco de reservas. Já pelo lado belga, Wilmots abriu mão de Mertens e colocou Mirallas entre os titulares. E quanto as alterações, cabe destacar que no produto final, melhor para Sabella, já que a marcação argentina prevaleceu diante do bom ataque belga.

O jogo franco proposto pela Bélgica dava à Argentina o direito de contra-atacar. E aos 27 Messi deu bela enfiada de bola para di Maria, que acabou parando no zagueiro Kompany, que diga-se de passagem fez uma Copa do Mundo espetacular. Mas que uma oportunidade de gol desperdiçada, a Argentina perdeu ali um de seus principais jogadores. Di María sentiu e instantes depois deixava o campo para a entrada de Enzo Pérez, que jogou na mesma faixa de campo, mas sem o mesmo sucesso. Depois de perder Aguero na fase de grupos, a Argentina perdia mais um homem titular de seu ataque. Sobrecarga em cima de Messi.

Se serve como consolo para a Argentina, Higuain enfim conseguiu jogar bem uma partida. Muito bem, por sinal. Aos 9 minutos da segunda etapa ele quase anotou um golaço, ao disparar para cima de Kompany, dar uma caneta no zagueiro e soltar um foguete que explodiu no travessão de Courtois.

Um dos tópicos abordados ao longo desse período de Copa do Mundo é sobre a capacidade do sistema defensivo argentino. Será que os hermanos, com tanto talento na parte ofensiva, conseguiriam encontrar um equilíbrio do time todo? Pois o jogo diante dos belgas, em especial a segunda etapa, mostrou que a Argentina é muito mais do que um ataque excelente que conta com o melhor do mundo. Seja por baixo, seja pelo alto, a defesa mostrou-se extremamente segura, conseguindo prevalecer diante do bom poder ofensivo belga. Nem as entradas de Lukaku, Mertens e Chadli foram capazes de mudar esse panorama em Brasília.

Aos 35 minutos, Sabella trocou Higuain por Biglia, fechando o time e dando liberdade para Messi e Palácios (que havia entrado minutos antes na vaga de Lavezzi). E a dupla melhor funcionou aos 48, quando Palacios deixou Messi na cara do gol (Messi me pareceu em impedimento, mas nada foi assinalado). Era o lance daqueles que Messi raramente desperdiça, mas Courtois saiu bem do gol e conseguiu parar o chute do camisa 10. Nada que pudesse impedir que a Argentina chegasse a semifinal. Com muitos méritos e um atuação bastante segura, diante da Bélgica que está de parabéns por ter feito uma boa Copa do Mundo.

Agora, a Argentina espera o seu adversário da semifinal, que sai do confronto entre a surpreendente Costa Rica e a Holanda. Seja contra quem for a Argentina entra como favorita para chegar à decisão. Faltam apenas dois jogos para quem sabe Messi conseguir o título pelo qual é tão cobrado: o de campeão da Copa do Mundo. O camisa 10 erguendo a taça em pleno Maracanã é uma cena que fica cada vez mais possível e seria como uma tragédia para muitos brasileiros. Imagina então dizer que existe a possibilidade do Brasil ser o adversário da Argentina em uma possível final. Caso venha a ocorrer, que o confronto não extrapole os limites futebolísticos e que tenhamos paz, acima de qualquer resultado de uma partida de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário