sábado, agosto 16, 2014

NEWELLS ESBARRA NO GYMNASIA E NÃO CONSEGUE MANTER 100%

Por Danilo Silveira

Depois de vencer o Boca Juniors na Bombonera na estreia do Campeonato Argentino, o Newells Old Boys recebeu o Gimnasia no Coloso del Parque para tentar manter os 100%. No entanto, a equipe comandada por Gustavo Raggio criou poucas chances de gol e acabou empatando em 1 x 1.


O duelo começou e logo ficou nítido a proposta de ambas as equipes. O NOB valoriza a posse de bola enquanto o Gimnasia se posicionava todo atrás da linha da bola para tentar impedir que o adversário avançasse para dentro do seu campo. Acontece que a posse de bola do NOB não era aquela envolvente e ofensiva, que culmina na criação de chances de gol. Era sim aquela posse defensiva, passando constantemente entre os zagueiros. O time encontrava dificuldades para avançar e quando tentava acabava parando na marcação adversária.

O panorama da partida culminou em um duelo com raríssimas chances de gol. Cabe destacar que o Gimnasia mostrou-se muito faltoso na primeira parte do jogo. Aos 25 minutos, por exemplo, a equipe já havia feito oito infrações. O atacante Scocco, recém-repatriado pelo Newells, cabeceou à esquerda do gol defendido por Monetti após cruzamento da esquerda. Foi uma das raras oportunidades na primeira etapa. O mesmo Scocco protagonizou ainda na primeira etapa uma cena lamentável, ao cuspir na nuca de Barsottini, de forma totalmente antidesportiva. As câmeras mostraram os dois jogadores recebendo cartão amarelo. Provavelmente o árbitro não visualizou a cusparada e viu apenas algum tipo de desentendimento entre os dois atletas. Lamentável!

Veio a segunda etapa e o gol do Newells não demorou muito a sair. Aos dois minutos o garoto Tévez, de apenas 17 anos, cruzou da direita e Figueroa (que entrou na primeira etapa na vaga do contundido Villalba) cabeceou acertando a trave direita e no rebote Maxi Rodríguez chutou para estufar as redes. Era o gol que premiava uma equipe, que mesmo sem fazer uma partida brilhante, presava pela posse de bola e tentava o ataque.

Abria-se, portanto, um caminho muito promissor para o Newells dentro do jogo. Atrás no duelo, o Gimnasia provavelmente sairia mais para o ataque oferecendo espaços para o contra-ataque. Acontece que não demorou muito tempo para os visitantes empatarem o confronto. Aos 13, após cruzamento da direita, Barsottini executou forte cabeçada para colocar tudo igual no marcador. Por ironia, o mesmo jogador que levou a cusparada de Scocco. Talvez uma espécie de sanção aplicada pelos deuses do futebol à falta de fair-play do jogador do Newells. O Gimnasia, depois de conseguir empatar o jogo diante do River na estreia, conseguia o mesmo feito diante do Newells.

A partir desse momento, os visitantes passaram a ser melhor no confronto, sendo um time mais ofensivo do que havia sido durante todo o primeiro tempo. Demorou alguns minutos para o NOB voltar a dominar o jogo, manter a posse e estudar a melhor forma de chegar ao campo ofensivo e criar chances de gol. O tempo foi se passando e o gol parecia distante para ambos. Aos 45, o Gimnasia perdeu Quiroga, expulso em decorrência do segundo cartão amarelo. O Newells ganhava alguns minutos com um homem a mais para tentar chegar ao gol. No entanto, o 1 x 1 persistiu e ambas equipes seguem invictas no torneio.


O Gimnasia me pareceu um time que mesmo sem ser brilhante, vai ser daqueles que vai dar muito trabalho para gigantes. Aliás, já na estreia arrancou um ponto do atual campeão River Plate. Já o Newells pareceu um time bem arrumado, que ainda tem muito que evoluir e pode brigar forte pelo título.

PS: Cabe ainda destacar que Tatá Martino, novo técnico da Seleção Argentina, encontrava-se no estádio acompanhando a partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário