domingo, agosto 03, 2014

A REALIDADE DO FUTEBOL BRASILEIRO NO PÓS-COPA

Por Danilo Silveira

Neste domingo completam exatas três semanas em que a Copa do Mundo de 2014 nos deixou, para ficar viva somente na lembrança daqueles que a saborearam. E como ela tem feito falta. Tem sido complicado acompanhar futebol nesses 21 dias. Com os principais times da Europa em pré temporada então... Nos resta o Campeonato Brasileiro e as finais da Taça Libertadores.

A inevitável comparação entre jogos do Brasileirão com os da Copa do Mundo evidenciam o quão atrasado estamos em relação ao restante do mundo. O futebol que se pratica aqui é muito fraco se formos comparar, por exemplo, com a Liga dos Campeões. Claro que um dos motivos é o nível da habilidade técnica do atletas. Mas não é só isso. Não sou exigente ao ponto de querer que o Flamengo jogue com a mesma beleza que o Bayern, que o Botafogo seja tão encantador quanto o Barcelona ou que o Atlético Paranaense seja do nível do Real Madrid. O que gostaria de ver são times bem organizados e distribuídos taticamente, tornando o espetáculo "assistível".

Dentre o que vi Pós-Copa, talvez o Flamengo seja o que foi de pior. Parece que o Rubro-Negro da Gávea pratica um desporto diferente daquele praticado entre 12 de junho e 13 de julho. Como prêmio, a última colocação do Campeonato Brasileiro para o Mengão. E para carimbar o retrocesso do Flamengo, a saída do bom técnico Ney Franco para a entrada de Vanderlei Luxemburgo, que acumula consigo trabalhos mal feitos em outros clubes recentemente, inclusive no próprio Flamengo.

Acompanhando a decadência está a Seleção Brasileira. Depois da saída de Felipão, eu esperava a contratação de um treinador, se não bom ou excelente, aceitável. Foi aí que veio a CBF e lançou Dunga como novo-velho treinador. Não é piada de mau gosto, é verídico. Tão absurdo quanto a contratação feita pelo Grêmio: Felipão chegou para substituir Enderson Moreira. Parece que
os 7 x 1 sofridos para a Alemanha, que deveriam servir para desencadear um processo evolutivo do futebol brasileiro, serviu mesmo para desorientar cartolas e dirigentes.

Nesse mar de horrores, ainda conseguimos encontrar algo de bom, que ainda faz lembrar futebol bem jogado. Trata-se do Cruzeiro, campeão brasileiro em 2013 e líder da competição em 2014. Um time muito bem montado e organizado pelo competente treinador Marcelo Oliveira. Melhor time do Brasil na atualidade com sobras. A Raposa soma três vitórias e um empate no pós Copa e caminha a longos passos rumo ao título brasileiro novamente.


Um outro time que se mostrou bem arrumado é o San Lorenzo. Um dos gigantes da Argentina pode conseguir o inédito título da Copa Libertadores da América. Enfrenta o Nacional-PAR na grande decisão. Os dois confrontos acontecem nas duas próximas quartas-feiras. Um bom programa para o amantes de futebol.

Um comentário:

  1. Olá.. Tudo bom? Recentemente eu criei um blog para falar sobre o Arsenal.. arsenalsoccerbr.blogspot.com Gostaria de saber se há a possibilidade de uma parceria?! Eu deixo o link do teu blog no meu e vice-versa.. Desde já agradeço.. Se tiver interessado comenta no meu blog em qualquer post.. Abraços e até mais

    ResponderExcluir