sexta-feira, janeiro 30, 2015

À JUNIOR MALANDA COM CARINHO

Por Danilo Silveira

No dia 10 de Janeiro, o volante belga do Wolfsburg, Juinior

Malanda, de apenas 20 anos, perdeu a vida em um acidente de carro. Nesta sexta-feira, 20 dias após o acidente, o Wolfsburg entrava em campo pela primeira vez após a tragédia: a equipe recebeu  o poderoso Bayern de Munique dentro de casa, na Toca dos Lobos.
E antes que a bola começasse a rolar, Malanda foi homenageado pela torcida do clube o qual prestava serviços antes de perder a vida. E dentro das quatro linhas, ele também recebeu uma homenagem de seus companheiros. E que homenagem!

No ponto de vista prático do desporto futebol, o Wolfsburg mostrou organização, compactação, eficiência na parte defensiva e oportunismo na parte ofensiva. No ponto de vista psicológico, a equipe demonstrou alma, garra, emoção e vibração. Onde quer que Malanda esteja, deve estar orgulhoso daquilo que seus companheiros fizeram dentro das quatro linhas. Só isso já bastava para fazer o duelo histórico, mas a parte numérica veio para acrescentar pitadas heróicas: Wolfsburg 4 x 1 Bayern de Munique.

Foi como se a alma de Malanda estivesse na ponta da chuteira de cada ser humano que entrou no gramado da Volkswagen Arena vestindo verde. Como se a sinergia presente no time fosse capaz de superar qualquer obstáculo, desde os mais simples até os mais Bayerns de Munique.

Naldo foi um gigante na defesa, Rodriguez perfeito na lateral esquerda, Luiz Gustavo incrível no meio-campo, Dost oportunista no ataque e De Bruyne o nome do jogo. Isso sem contar nos outros que também agregaram valor à belíssima vitória do time alemão, como o goleiro Benaglio, que fez uma defesa cinematográfica em chute de Robben de fora da área.

Foi o dia em que a posse de bola do Bayern sucumbiu à capacidade de contra-atacar do adversário. Foi uma aula! No primeiro gol, Caligiuri recebeu pela direita em velocidade, serviu De Bruyne, que não foi fominha e passou para Dost chutar e estufar as redes de Neuer, finalizando o belo contra-ataque. E o segundo gol também foi de Dost. E que golaço! Um chutaço de fora da área, que encontrou o ângulo esquerdo superior de Neuer.

E com dois gols em desvantagem foi o Bayern para o intervalo. Poderia se esperar alguma substituição mirabolante ou mexida tática do mestre Guardiola para reverter o quadro. Mas, do seu banco de reservas, Guardiola viu foi a equipe comandada pelo alemãor Dieter Hecking continuar encantando.

De Bruyne sacramentou sua excepcional atuação com dois gols em contra-ataque. No primeiro deles, recebeu passe de Arnold e percorreu longa distância para finalizar e vencer Neuer. Detalhe que na hora do passe, o belga estava à frente de todos os homens de linha do Bayern, mas como estava atrás da linha do meio-campo, estava em posição legal. Bernat diminuiu em falha de Naldo, mas nada que pudesse comprometer o show do Wolfsburg. De Bruyne recebeu no mano a mano com Dante, cortou para a perna esquerda e soltou a bomba para novamente vencer Neuer.

Do ponto de vista da tabela de classificação, a vitória do Wolfsburg representa a primeira derrota do Bayern na competição (isso mesmo, a equipe de Guardiola não havia perdido nenhuma das 17 partidas disputadas), o número de gols sofridos pelo Bayern dobrados em um só jogo (isso mesmo, a equipe de Guardiola havia sofrido somente quatro gols em 17 partidas) e uma redução da distância entre as equipes de 11 para oito pontos (isso mesmo, a equipe de Guardiola estava liderando o campeonato com 11 pontos à frente do vice-líder Wolfsburg.


Do ponto de vista emocional, a vitória vale mais que isso. Provavelmente, daqui a anos, esse duelo será lembrado não pela pontuação das equipes na tabela, mas como o dia em que Malanda foi homenageado pela torcida e recebeu de presente da sua equipe uma atuação de gala, de cinema.  Se hoje Malanda é uma estrela, ela deve estar brilhando forte, tanto quanto seus companheiros brilharam dentro de campo.

Um comentário:

  1. Os craques na rede,

    Bela homenagem que foi coroada com a incrível e surpreendente vitória do Wolfsburg!

    Abraços.
    Participe do Super Quiz:
    Primeiro desafio

    ResponderExcluir