domingo, maio 03, 2015

APÓS 12 ANOS, VASCO VOLTAR A GRITAR "É CAMPEÃO" NO RIO DE JANEIRO

Por Danilo Silveira

A espera acabou! Depois de 12 anos de seca, o Vasco pode enfim voltar a comemorar um título carioca. Depois de eliminar o incompetente Flamengo de Vanderlei Luxemburgo na semifinal, o time de São Januário desbancou o Botafogo (que jogava por dois empates) na grande final, vencendo as duas partidas.

O time do Vasco passa longe de ser um time brilhante, mas apresentou interessantes virtudes nos jogos decisivos da competição. Doriva conseguiu dar um padrão à equipe, começando por um sistema defensivo sólido, difícil de ser vazado. Contudo, não cabe dizer que o time jogue retrancado. Talvez seja o grande trunfo do comandante vascaíno: atacar com boa intensidade sem expor o time defensivamente.

O primeiro gol no Maracanã nesse domingo saiu justamente em um lance que o Vasco pressionou a saída de bola do Botafogo até rouba-la de Marcelo Mattos. Na sequência, Guiñazu serviu Rafael  Silva, que foi muito feliz em bela finalização de canhota. O primeiro tempo que tendia ao 0 x 0, portanto, terminou com vantagem vascaína. Como havia vencido o jogo de ida, o time da colina jogava pelo empate, ou seja, precisava o Botafogo de dois gols para ficar com o título.

Durante a segunda etapa o Botafogo até tentou aumentar a intensidade ofensiva, mas era muito difícil entrar na defesa vascaína. René Simões até lançou Diego Jardel na vaga do discreto Tomas, no entanto, não muito adiantou e a equipe seguiu sem criar muitas chances. E nas esporádicas oportunidades, Martin Silva dava conta do recado. Se já havia defendido bem um chute de Bill na primeira etapa, teve boa participação em cruzamento de Carleto da ponta direita que se transformou em finalização.

Analisando-se o contexto do duelo, era plausível acreditar que o Vasco terminaria os 180 minutos da final sem sofrer gols, assim como fez nos 180 minutos da semifinal. Mas, a final precisava de um retoque de emoção. Em uma das raras vezes em que conseguiu envolver a zaga adversária, o Botafogo empatou com Diego Jardel. O relógio marcava 29 minutos! Isto é, tinha mais de quinze minutos o Botafogo para fazer um gol e levar a decisão aos pênaltis.

Se o que se esperava era uma pressão louca do Botafogo em busca da virada, o que se viu em campo foi diferente. O Vasco conseguiu, com sabedoria, não se encolher, avançando a marcação e ainda tentando explorar a velocidade no contra golpe. O prêmio foi além da manutenção do resultado. Nos acréscimos, Gilberto chutou cruzado para dar a vitória ao campeão carioca de 2015.


O título vascaíno serve para dar ânimo extra para um time que está sendo montado para uma temporada que parece ser muito difícil. Que os vascaínos consigam “utilizar” essa conquista da melhor maneira possível: sabendo que o time é inferior a muitos times de Série A, mas sabendo também que o time tem boas chances de não passar sufoco na parte de baixo da tabela no Brasileirão. Título ou classificação para a Libertadores parece uma missão muito difícil, mas terminar o ano na Série A sem sustos e campeão estadual parece uma ideia bem interessante. Quanto ao Botafogo, cabe dizer que o time parece mais que pronto para encarar a Série B e voltar à elite do futebol nacional em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário