quinta-feira, maio 07, 2015

MESSI FAZ UMA NOVA VÍTIMA DE SUA GENIALIDADE: JOSEPH GUARDIOLA!

Por Danilo Silveira


Não consegui assistir à partida entre Barcelona x Bayern de Munique desta quarta-feira em sua totalidade. Compromissos pessoais me impediram de realizar o compromisso mais importante do dia para um amante de futebol: justamente assistir às duas fantásticas equipes, dirigidas por Luis Enrique e Guardiola, duelarem no Camp Nou.

Vendo o confronto de maneira fracionada, utilizando para isso o recurso do Replay, cheguei a cerca de 80% do duelo assistido. Mais precisamente, assisti à meia hora inicial e os 15 minutos finais em tempo real, enquanto a meia hora inicial da segunda etapa foi assistida depois.

A desordem cronológica e ausência de visualização dos 15 minutos finais da primeira etapa tornam difíceis a este que vos falar redigir algo de qualidade elevada, coerente e com maior riqueza de detalhes. Mas um, e somente um detalhe fez possível que este texto fosse apresentado sem que se sinta falta de pontos mais minuciosos: Lionel Messi.

Acho que nem um futebol de mais alto níveldisputadona parte em que deixei de acompanhar o jogo me faria mudar de ideia: Messi foi Messi, Messi foi genial; o melhor do jogo, o dono da partida, o melhor do mundo.

Uma vez questionado sobre o segredo do seu Barcelona, Guardiola respondeu de maneira simples e objetiva, afirmando que o segredo era Lionel Messi. Talvez por isso, nem mesmo o gênio que treina o Bayern de Munique foi capaz de parar o seu ex-clube. Porque Messi é o segredo! E Messi muda conforme as alternativas paliativas encontradas para tentar decifra-lo.

Mais precisamente: Messi é indecifrável! E isso ficou nítido no segundo gol da equipe catalã. Os aspectos biomecânicos apontavam totalmente para um corte para a perna esquerda com finalização com a parte interna do pé canhoto, no canto direito de Neuer. Mas Messi muda conforme a necessidade. Driblou Boateng para o lado direito, finalizou com a perna direita, utilizando-se de uma bela cavadinha para encobrir a muralha nomeada Manuel Neuer . Boateng ficou no chão, estatelado, como se tivesse sofrido um golpe fatal de UFC.

O zagueiro alemão foi o retrato do Bayern no jogo desta quarta-feira. Parecia inteiro, firme, forte, mas caiu subitamente, quase que sem explicação, só, e somente só pela presença de Messi.  Se reerguer diante do estrago causado pelo argentino é tarefa das mais complicadas. Guardiola terá que “Guardiolizar” bastante se quiser levar a equipe de Munique à final.

A vantagem de 3 x 0 adquirida pelo Barça deve dar a ele mais do que os óbvios três gols de frente. A equipe catalã deve ganhar para o jogo da volta o contra-ataque, o espaço para jogar em velocidade. O Bayern terá que lutar contra o relógio, contra o Barcelona e contra Messi. Missão alemã que flerta com o impossível, mas que tange um pedaço mínimo do alcançável.

Pimenta nos olhos dos outros é refresco! Talvez Guardiola nunca tenha provado a veracidade desse ditado tanto quanto hoje.

                                                                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário