quarta-feira, junho 03, 2015

COMO ARRANJAR PROBLEMA ONDE NÃO TEM? O CRUZEIRO ENSINA!

Por Danilo Silveira




Um site que faz sucesso, principalmente no Facebook, é o Sensacionalista. O objetivo do veículo é ironizar fatos sociais, corriqueiros, com boa dose de humor. Pois nesta terça-feira, ao abrir um site de notícias esportivas, me deparei com a informação que o Cruzeiro havia demitido Marcelo Oliveira e acertado a contratação de Vanderlei Luxemburgo para treinador. Logo, achei que havia me confundido e que estava no site Sensacionalista, lendo mais um piada irônica. Só que não!

Realmente, o Cruzeiro havia demitido Marcelo Oliveira, bicampeão brasileiro, que montou um Cruzeiro fenomenal, brilhante, que encantou o Brasil nos últimos dois anos. E realmente Vanderlei Luxemburgo seria o sucessor no cargo. Vanderlei Luxemburgo acabou de ser demitido do Flamengo, deixando o futebol na Gávea em apuros. Com um elenco médio para bom em mãos, ele não conseguiu fazer a equipe apresentar o mínimo de organização dentro das quatro linhas. Mostrou total desconhecimento tático e, em alguns momentos, mais parecia um leigo, uma pessoa que pouco sabe desse esporte, do que um treinador de futebol.

Não vi ainda todos os times da Primeira Divisão atuarem, mas TODOS os que eu vi mostraram-se mais organizados que o Flamengo de Luxemburgo, que mais parecia um bando que um time de futebol. Para ser mais direto, Vanderlei Luxemburgo hoje não é um técnico de Primeira Divisão.
Só que infelizmente, a lógica do futebol brasileiro é mais ou menos a seguinte: conquistou títulos importantes é bom para o resto da vida. Ninguém parece se preocupar em analisar a forma com a qual o título ocorreu, as circunstâncias, os fatores “invisíveis”, como sorte ou azar, por exemplo. E  as pessoas parecem não entenderem que o tempo passa e que as coisas podem mudar. E é por isso que Luxemburgo hoje em dia ainda consegue se empregar em times grandes como o Cruzeiro e o Flamengo.

A simples troca ocorrida no dia de hoje fez o Cruzeiro passar de “um dos favoritos ao título” para “um sério candidato a ser rebaixado”. Para quem acredita que técnico não faz diferença, eu digo que faz, e muita. Se o Flamengo tivesse tido nos últimos dez meses, técnicos como Oswaldo de Oliveira, Cuca, Marcelo Oliveira, eu duvido que a situação na Gávea estaria tão periclitante como a deixada por Vanderlei Luxemburgo.


Mas enfim...Vanderlei Luxemburgo não é mais problema do Flamengo, agora é problema do Cruzeiro! E que problema! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário