sábado, junho 20, 2015

EQUADOR JOGA BEM, VENCE MÉXICO E AGORA TORCE POR RESULTADOS

Por Danilo Silveira



O Equador venceu o México na cidade de Rancagua, por 2 x 1, assumindo a terceira colocação do grupo A da Copa América. Com o feito, os comandados de Gustavo Quinteros eliminaram a seleção da América Central e torcem por resultados para avançar de fase como uma das duas melhores terceiras colocadas. Mesmo que isso não aconteça, o Equador deve sair de cabeça erguida da competição. Derrotas para Chile e Bolívia e vitória sobre o México não parecem traduzir, à luz somente do resultado final, uma campanha das melhores. No entanto, o futebol apresentado foi acima do que esses placares sugerem.

As duas primeiras atuações do Equador na competição (nas derrotas para Chile e Bolívia) não foram ruins, mas sem dúvidas, o time teve seu melhor desempenho até aqui diante dos mexicanos. Se podemos definir em uma palavra a atuação equatoriana nesta sexta-feira, esta é, equilíbrio. Sabe quando um time joga de maneira homogênea, onde cada jogador parece saber exatamente o que fazer nas situações mais variadas que um jogo de futebol oferece? Pois assim foi o Equador.

A defesa foi sólida e eficiente, os laterais pareciam saber a hora exata de defender e apoiar, com destaque maiúsculo para Paredes, um monstro pelo lado direito: um dos melhores em campo. Os três volantes davam total suporte na marcação do meio-campo mexicano e ainda conseguiam com qualidade fazer a transição para o ataque, que contou com boas atuações de Montero, Enner Valencia e Bolaños. Destaque para os dois últimos, responsáveis diretos pelos gols da equipe. Gols esses que saíram de maneira até certo ponto parecida. Ambos começaram com roubo da posse de bola próximo ao meio campo. No primeiro, foi Bolaños que serviu Valencia; no segundo, o contrário.

O México, por sua vez, não teve uma atuação tão qualificada quanto o Equador, mas tem suas virtudes. Um time que explorou bastante o lado esquerdo de ataque, com Corona e Velarde, dando muito trabalho à marcação. Na frente, a equipe contava com dois atacantes mais centralizados: Vuoso e Jiménez. E talvez na única falha mais evidente do Equador, saiu o gol mexicano, quando o placar já apontava 2 x 0 ao Equador. Achiler agarrou o zagueiro Ayala na área e o pênalti foi corretamente assinalado pelo venezuelano José Argote. Jiménez cobrou e fez o último gol do México na atual edição da Competição.

Se ainda veremos o Equador jogar nessa Copa América, só o tempo irá dizer. Digo que seria gratificante assistir mais uma partida dessa equipe, que mostrou muito potencial até aqui. Caso não seja possível, só tenho a dizer que o Equador tem plenas condições de classificar-se para disputar a Copa do Mundo de 2018. Aliás, Uruguai e Brasil são dois gigantes que, analisando-se o desempenho em termos de futebol praticado nessa Copa América, estão bem atrás dos equatorianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário