domingo, junho 21, 2015

PERU E COLÔMBIA EMPATAM SEM GOLS E AVANÇAM NA COPA AMÉRICA

Por Danilo Silveira 


O embolado grupo C da Copa América chegou à última rodada com as quatro seleções empatadas no número de pontos e no saldo de gols. Todas possuíam condições matemáticas de chegar ao término da rodada tanto como líder como na última posição. Isso levou torcedores e comentaristas a fazerem contas e mais contas, elaborando cenários hipotéticos.

No meio de toda essa matemática, Peru e Colômbia entraram no gramado do estádio Germán Becker em Temuco, sabendo muito bem do que precisavam para avançar sem depender de outros resultados: a Colômbia precisava vencer, enquanto ao Peru bastava o empate. Essa vantagem peruana se explica pelo maior número de gols marcados em relação aos colombianos. (2 contra 1)

Com o cenário acima descrito, era de se imaginar a Colômbia tomando a iniciativa do jogo, tentando pressionar o Peru. E realmente foi esse o ocorrido. E o gol não saiu logo cedo porque o goleiro Gallese apareceu bem, no canto direito, para defender chute rasteiro de Falcao García.

No entanto, aos poucos, o Peru foi conseguindo conter o ímpeto colombiano e equilibrar as ações no campo de jogo. Enquanto isso, a Colômbia foi se distanciando cada vez mais do seu bom futebol que já provou, tanto na Copa do Mundo 2010 quanto nessa Copa América, saber jogar. Sorte dos comandados de Ricardo Gareca, que conseguiam a manutenção do 0 x 0 que lhes dava a classificação, sem maiores sustos.

Talvez fosse o intervalo aquilo que José Pekerman precisava para “colocar ordem na casa”, para pensar e propor alguma estratégia que mudasse o panorama do jogo. No entanto, a segunda etapa chegou e a postura colombiana seguiu abaixo das expectativas, chegando o Peru a estar melhor no campo de jogo.

Aos 11 minutos, Pekerman fez uma substituição e redistribuiu suas peças em campo: Ibarbo entrou na vaga de Armero. Com isso, Arias foi deslocado da lateral direita para a esquerda. Cuadrado saiu do meio para compor a primeira linha de quatro pelo lado direito e Ibarbo tentava dar maior volume ofensivo à equipe. Motivado pela mudança tática ou não, o fato é que a Colômbia melhorou em campo na segunda metade da etapa final. No entanto, não foi suficiente para conseguir a vitória. No fim das contas, o 0 x 0 refletiu o que foi o jogo.

Com o empate, portanto, a Colômbia passou a precisar torcer por resultados para seguir adiante. O cenário era de simples entendimento. Se Brasil e Venezuela empatassem, a Colômbia estaria eliminada e se houvesse um vencedor na partida, ela seguiria na competição.


A boa notícia aos colombianos é que o Brasil venceu a Venezuela. A notícia ruim é que nas quartas de final o duelo será contra a favorita Argentina. Jogo que promete muito! Enquanto isso, o Peru faz um confronto de certa forma improvável para as quartas de final. A seleção comandada por Ricardo Gareca enfrenta a Bolívia. Excelente oportunidade para o Peru repetir o feito da última edição da Copa América e chegar à semifinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário