sexta-feira, setembro 25, 2015

EM ESTREIA INTERNACIONAL, CHAPE FAZ BOM JOGO E VOLTA COM EMPATE DO PARAGUAI

Por Danilo Silveira

Inteligência, consciência e aplicação tática. Foram essas algumas das ferramentas utilizadas pela Chapecoense para conseguir sair de Assunção com um empate na bagagem, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Jogo esse em que o clube catarinense, que pela primeira vez disputava uma partida oficial fora do país, foi prejudicado pela arbitragem.

Durante os 45 minutos iniciais, a equipe comandada por Guto Ferreira surpreendeu a este que vos escreve de forma positiva, não se encolhendo no campo defensivo, atacando com equilíbrio e mostrando muita consciência daquilo que fazia dentro do jogo. Assim, o prêmio veio aos 17 minutos, em bonito gol de Camilo, que invadiu a área pela direita e bateu cruzado.  Do outro lado, encontrávamos um Libertad que não conseguia atacar com qualidade, mostrando um repertório limitado de jogadas ofensivas.

Veio a segunda etapa e logo aos dois minutos a equipe da casa quase empatou com Mencia, que pegou um rebote de dividida pelo alto e chutou encobrindo o goleiro Danilo, mas o zagueiro Neto afastou de cabeça antes que a bola ultrapassasse a linha final. Se desenhava-se um cenário onde o Libertard pressionaria e a Chape teria o contra golpe, veio o árbitro e estragou o andamento do jogo. Igor, que acabara de entrar na partida, foi expulso em um lance que sequer houve falta. O jogador chutou para longe uma bola na intermediária defensiva, e na sequência do movimento da perna acabou encontrando o pé de um adversário, mas sem intenção.

O homem a menos me pareceu fundamental para a Chapecoense não mais encontrar forças e alternativas para jogar no campo de ataque com frequência. O Libertad subiu a marcação e passou a, mesmo sem muita inspiração, tentar pressionar o time catarinense. O árbitro voltou a errar mais duas vezes na partida. Primeiro, não marcou uma infração de um jogador da Chape, que culminaria em uma penalidade ou falta muito próxima à risca da grande área (fiquei na dúvida sobre o posicionamento do jogador da equipe paraguaia quando sofreu a carga.). Em seguida, ele negou a expulsão de um atleta do Libertad, oferecendo-lhe apenas amarelo após uma violenta entrada de carrinho, por trás.

Desviando a atenção da arbitragem para o jogo em si, cabe analisar que a Chape parece que foi aprendendo a jogar com um homem a menos conforme os minutos se passavam. Camilo e Tiago Luís conseguiam esboçar algumas jogadas ofensivas, tirando momentaneamente a equipe do sufoco. Quanto mais o relógio andava, mais parecia que a estreia dos catarinenses em solo estrangeiro seria com vitória. Só que aos 47, após escanteio cobrado da esquerda, Cléber Santana desviou mal na primeira trave e Rodrigo López apareceu para cabecear às redes. Castigo para os catarinenses, que poderia ter sido ainda pior, se logo em seguida, Danilo não salvasse a equipe de sofrer a virada em chute do mesmo Rodrigo López que havia balançado as redes um pouco antes.


Fica um gosto amargo à Chapecoense, mas o resultado que a equipe leva para seus domínios é bom. Figurar entre um dos oito times das quartas de final parece um sonho possível para um clube que vai conhecendo o que é disputar uma competição continental.

Um comentário:

  1. Saudações,

    Escrevo em nome do portal de resultados esportivos Resultados.com e gostaria de saber se há interesse do Os Craques na Rede em estabelecer uma parceria de troca de links conosco.

    Obrigado,

    Ronan
    www.Resultados.com

    ResponderExcluir