quinta-feira, janeiro 21, 2016

FLAMENGO MOSTRA BOM FUTEBOL, BATE SÃO PAULO E CHEGA À SEMIFINAL DA COPINHA

Por Danilo Silveira

Flamengo e São Paulo travaram um duelo bastante interessante pelas quartas de final da Copa SP de Juniores. Duas equipes que tentaram o ataque muito mais pelo chão do que pelo alto, que souberam valorizar a posse, que não abusaram dos chutões nem das bolas alçadas na área. Duas equipes de base que parece que entenderam o que muita equipe profissional não entende: que futebol se joga pelo chão, que pelo alto é vôlei e basquete.

No final das contas, venceu o Flamengo. Com merecimento, pois foi o time mais consistente, que errou menos (os dois gols do Flamengo, ambos marcados por Felipe Vizeu, saíram em erros da defesa são paulina), que soube atacar com inteligência e defender com muita qualidade.

Flamengo esse comandado por Zé Ricardo, treinador que sobe cada dia mais no meu conceito nas atribuições das suas funções. Foi na Copinha do ano passado que o vi pela primeira vez dirigir uma equipe de futebol, ocasião em que o Flamengo não perdeu nenhum jogo, sendo eliminado apenas nas penalidades, pelo Atlético-MG. Por sinal, nesta edição, o Flamengo também está invicto, com 6 vitorias e um empate. São apenas dois degraus que separam o rubro-negro do título. No domingo, a semifinal é contra o América-MG.

Mais que os bons resultados numéricos, fica a impressão que os juniores do time do Flamengo estão em boas mãos. Que fique a dica para atual diretoria rubro-negra, que parece escolher a dedo os treinadores errados para comandar o futebol profissional do rubro-negro. Que o Flamengo organizado, bem estruturado, com equilíbrio defensivo e ofensivo sirva de espelho para o profissional.

Acho muito difícil que em 2016 vejamos o Flamengo profissional apresentar atuações do nível que os garotos da base apresentaram hoje. Muricy Ramalho não me parece o treinador ideal para fazer um time jogar bonito, ser equilibrado e valorizar a posse de bola. Veremos se o tempo afastado do futebol o fez mudar alguns conceitos. Caso não, teremos grandes chances de ver muita bola alçada na área, muito defensivismo e pouco (ou nenhum) futebol bonito dentro de campo.

Um comentário:

  1. Os craques na rede,

    E na final, meu Mengão venceu o Corinthians numa final emocionante, quebrando a hegemonia paulista. No aniversário de São Paulo, o Flamengo foi quem comeu o bola!!!

    Abraços.
    Bola Furada d'Or 2015 - Pior Dirigente
    Siga o FC Gols no twitter.
    Curta nossa página no facebook!
    Inscreva em nosso canal no YouTube.

    ResponderExcluir