quinta-feira, abril 20, 2017

FLUMINENSE ACORDA NO SEGUNDO TEMPO, VENCE GOIÁS E SE CLASSIFICA NA COPA DO BRASIL

Por Danilo Silveira

Enxergo dois fatos como determinantes para o desenrolar do duelo entre Fluminense x Goiás: um no início do primeiro tempo, outro nos minutos iniciais da segunda etapa.

O pênalti perdido pelo equatoriano Sornoza, logo aos 8 minutos de jogo, parece ter afetado a qualidade do futebol apresentado pelo time do Fluminense até o intervalo. Muita posse de bola, pouca efetividade. Muitos homens no campo de ataque, poucas chances de gol criadas. Enquanto isso, o Goiás mantinha uma postura mais defensiva que ofensiva. A velha e costumeira tática de "se fechar e sair no contra-ataque". Se fechar até que o time conseguiu com qualidade, agora os contra-ataques foram escassos. Com tudo isso em questão, podemos dizer que os 45 minutos iniciais form ruins.

O gol de cabeça marcado por Henrique, após cruzamento de Calazans da esquerda, aos 13 minutos da etapa complementar, fez muito bem ao Fluminense. A equipe carioca, vendo agora o placar a seu favor (o jogo de ida foi 2x1 para o time goiano) se soltou na partida. O time engessado da primeira etapa deu lugar a uma equipe com muito mais desenvoltura. As ações começaram a acontecer com mais naturalidade, o jogo começou a fluir mais fácil e o 2x0 parecia perto. E realmente estava. Aos 16, Nogueira aproveitou escanteio cobrado da esquerda e cabeceou para as redes.

O Goiás sentiu o golpe. O time parecia mais preparado para não sofrer do que para marcar gols. Sofreu dois em cinco minutos e se viu obrigado a marcar um para levar para pênaltis, sem sofrer mais nenhum. Aos 25 minutos, as coisas se tornaram ainda mais difíceis. Tony perdeu a cabeça, agrediu Wellington Siva e acabou expulso.

Talvez seja um pouco incoerente, mas o Goiás parece ter melhorado com um a menos. Parece ter batido aquele pensamento "já está quase tudo perdido, vamos para o tudo ou nada". Assim, a equipe goiana se lançou ao ataque e começou a levar certo perigo, rondando a área do Fluminense. O time carioca, por sua vez, parece de certa forma ter se acomodado, diminuído o ritmo. Esse panorama não durou muito tempo. Aos 35, em contra-ataque que pegou a defesa goiana totalmente exposta, Pedro deu números finais ao jogo: 3x0. Festa nas arquibancadas do Maracanã e classificação assegurada para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário