quinta-feira, junho 14, 2018

SOB O CÉU DE MOSCOU, SELEÇÃO RUSSA ABRE A COPA DO MUNDO COM UM SHOW

Por Danilo Dias


Os sete jogos sem vitória somado a uma possível “responsabilidade” por jogar em casa, parece em nada ter afetado a Seleção Russa, no jogo de abertura do melhor torneio do planeta. Os comandados de Stanislav Cherchesov não tomaram conhecimento e simplesmente atropelaram a seleção da Arábia Saudita, aparentemente muito limitada para disputar uma Copa do Mundo.

Logo aos 12, minutos, Golovin cruzou da esquerda na medida para Gazinskiy cabecear e marcar o primeiro gol da Copa do Mundo da Rússia. Era o início de um passeio no estádio Lujniki, em Moscou.

O gol parece ter feito muito bem para os anfitriões e muito mal para a equipe asiática. Sem apresentar uma proposta de jogo bem definida e cometendo muitos erros, os sauditas foram cada vez mais sucumbindo ao belo futebol apresentado pelos russos. Mas, nem tudo foram flores para os donos da casa. Ainda na primeira etapa, Dzagoev caiu sozinho no gramado, levando a mão à parte posterior da coxa. Foi prontamente substituído por Cheryshev. E o camisa 6 estava em um dia iluminado. Nos minutos finais da primeira etapa, em um belo ataque da equipe russa, ele limpou dois marcadores e soltou uma bomba, vencendo o goleiro Al Maiouf e ampliando o marcador.

Veio a segunda etapa e a Arábia até esboçou alguma chegadas a frente, mas em lances totalmente isolados, sem nenhuma organização maior, sendo Akinfeev quase um espectador ao longo dos 90 minutos. Dzyuba também foi um espectador, mas não durante todo o jogo. Aos 25, ele saiu do banco de reservas para adentrar o grmado, na vaga de Smolov. E cerca de um minuto depois ele apareceu na área para efetuar bela cabeçada: 3x0. Era o banco de reservas da Rússia funcionando muito bem, obrigado. Acreditem que nunca em um jogo de abertura, um jogador que saiu do banco de reservas havia balançados as redes. Imagine a festa para um feito desse em dose dupla! Quer dizer, tripla. Nos acréscimos, Cheryshev invadiu a área e efetuou belo chute de canhota, marcando seu segundo gol na partida. E para fechar a conta, Golovin acertou bela cobrança de falta, no canto esquerdo do goleiro.

Destaque para o jogo coletivo da Rússia, em especial para  movimentação ofensiva da equipe, que buscou o gol praticamente todos os 90 minutos. Até onde a Rússia vai nesse Mundial, não dá para cravar...mas em um torneio onde o máximo de jogos que uma seleção pode fazer são sete, fazer uma atuação no nível dessa, já é um grande passo para uma boa campanha.
Para a Arábia Saudita, a situação é pouco confortável. Não somente pela goleada sofrida, mas pela fragilidade do futebol apresentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário