sábado, junho 19, 2021

JOGO 23: QUANDO O TREINADOR É UM DOS GRANDES DESTAQUES DA EQUIPE

 Por Danilo Silveira

Um bom time passa muito por um bom treinador. Esse talvez seja o motivo principal do sucesso da seleção alemã nos últimos anos. Joachim Low é fantástico! Depois de montar uma Alemanha fortíssima nas Copas do Mundo de 2010 e 2014, veio então a necessidade natural de renovação. Em 2018, houve uma queda de rendimento. Mas, na Euro 2021, até aqui, já deu para ver que foi um acerto da Alemanha, dar ao treinador, a incumbência de renovar a seleção.

Mantendo a posse de bola de pé em pé, acelerando a troca de passes em alguns momentos, sendo mais cadenciado em outros, utilizando-se dos lançamentos longos em outros, a seleção alemã demonstra ao longo dos 90 minutos, o total domínio do jogo. Pela direita com Kimmich, pela esquerda com Gosens, pelo meio com Gnabry e e Havertz, a Alemanha não joga futebol, ela desfila em campo.

Após um início de jogo fantástico, a Alemanha sofreu o gol em um dos primeiros ataques de Portugal na partida. Contra-ataque belíssimo com lançamento de Bernardo Silva para Diogo Jota, que não foi fominha e tocou para Cristiano Ronaldo empurrar para o gol vazio. Derrota na estreia e placar adverso contra um time que tem Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, entre outros bons jogadores. Talvez fosse o suficiente para a Alemanha começar a flertar com uma possível eliminação. Mas não! A seleção reagiu de maneira brilhante. Fez o qualificado time de Portugal ser um time inofensivo. Dois gols para virar o placar ainda na primeira etapa, dois gols nos 15 minutos iniciais da segunda etapa para virar goleada.

Depois dos 4x1 anotados no marcador, Low começou a fazer mexidas na equipe. Com três gols de desvantagem, Portugal conseguiu sair mais para o jogo. A Alemanha parece que tirou um pouco o pé do acelerador. Diogo Jota descontou e Renato Sanches carimbou a trave na tentativa de fazer o terceiro gol. Mas, certamente, na história desse duelo em Munique, o grande destaque, o que deve ser enfatizado, é a grande atuação coletiva da seleção alemã


Nenhum comentário:

Postar um comentário