sábado, junho 19, 2021

JOGO 24: ESPANHA JOGA BEM, MAS LEWANDOWSKI IMPEDE DERROTA POLONESA

 Por Danilo Silveira

A seleção espanhola não conta mais com o talento de Iniesta, Xavi, David Villa, Fábregas, entre outros que marcaram a tão vitoriosa e encantadora Espanha, bicampeã europeia e campeã mundial, lá para os anos 2010. Mas, ainda assim, a Espanha tem muito daquele time. Saem as peças, fica o sistema de jogo. Fica o conceito e até mesmo o encanto.

A forma como a equipe comandada por Luis Enrique controla o jogo, comanda as ações e performa em campo, é para lá de interessante. Mas, em dado momento, esbarra-se na falta de talento. Morata, que inclusive fez o gol no empate em 1x1 com a Polônia, passa longe de ter a qualidade de Fernando Torres ou David Villa. O meio-campo com Pedri, Koke e Olmo, tem lá seu valor, mas passa longe de substituir à altura, Xavi e Iniesta. O que é normal, estamos falando de dois dos melhores jogadores deste século.

Desta forma, a Espanha acaba criando menos durante as partidas e sendo mais facilmente marcada pelos adversários. E assim foi contra a Polônia. Um aglomerado de jogadores vestindo blusa branca e short vermelho, tinha como maior incumbência no campo de jogo, tornar a posse de bola adversária infrutífera. Isto é, impedir que a Espanha criasse chances de gol. Mas, aos 24 minutos, veio enfim o primeiro gol espanhol nessa edição da Euro. Gerard Moreno chutou da direita para o meio e Morata completou de primeira para as redes de Szczesny. Era o gol que coroava a equipe que melhor jogava no Estádio Olímpico de Sevilla.

Veio a segunda etapa e com ela uma mudança de postura da seleção polonesa. Atrás no marcador e já tendo perdido a estreia, os comandados do português Paulo Sousa viam a necessidade de conseguir balançar as redes espanholas para tentar sair do zero na tabela de classificação. E logo aos 9 minutos, veio o prêmio pela mudança de postura. Robert Lewandowski recebeu cruzamento da direita e efetuou uma cabeçada maravilhosa, no canto direito de Unai Simón.

A paciência e cadência na hora de buscar o gol, é notória por parte da seleção espanhola. Mas dessa vez, a resposta ao gol de empate veio de forma rápida. Quatro minutos depois de ser vazada, a Espanha teve a chance de ficar novamente à frente no placar. Mas, Gerard Moreno carimbou a trave em cobrança de pênalti. Morata pegou o rebote, mas bateu de primeira para fora.

A Espanha seguiu no seu estilo de jogo, dominando as ações, buscando o gol, mas ele não veio. Segue invicta a Espanha. Talvez, tenhámos 3 ou 4 seleções “mais favoritas” ao título que La Roja, mas ainda assim, a postura da seleção espanhola é digna de aplausos, Já a Polônia, fez uma partida bem aquém da que fez na estreia, contra a Eslováquia. Curiosamente, a performance abaixo, gerou um empate contra a Espanha, enquanto a boa atuação diante da Eslováquia, terminou em derrota. Assim, concluímos que a análise do futebol deve ir muito além do resultado numérico o qual o jogo termina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário