terça-feira, junho 29, 2021

JOGO 41: COMO SE FOSSE UM FILME, ESPANHA VENCE A CROÁCIA NA PRORROGAÇÃO

 Por Danilo Silveira

O duelo entre Espanha e Croácia pode ser narrado em forma de filme. Acredito que nem o melhor dos diretores de Hollywood conseguria montar um roteiro fictício tão bom quanto foi Espanha x Croácia na vida. 

Assistindo somente o trailer, veremos gols e mais gols, mas o duelo em Copenhagen foi muito mais do que os 8 gols anotados.

Nos minutos iniciais do filme, aquelas apresentações básicas dos personagens. Talvez fosse difícil gravar de maneira inicial, o nome dos personagens que vestiam vermelho. Mas era nítido o entrosamento e desenvoltura que todos eles tinham para contracenar. Bola de pé em pé, total domínio do campo territorial do adversário. E assim é a Espanha. Quando está ganhando, empatando ou perdendo. Tem aquele DNA dentro de si, que passa de geração para geração. É encantador.

E aos 19 minutos de filme, veio o primeiro gol. E veio digamos num momento frio do filme. Naquele momento onde o espectador olha para o balde em seu colo para pegar um punhado de pipoca. A bola estava no campo de defesa eapanhol, sem nenhum perigo de gol aparente. Até que Pedri atrasou para o goleiro Unai Simón, que falhou no domínio e viu a bola morrer no fundo das redes.

O primeiro momento talvez onde o espectador refletisse de maneira mais profunda e fizesse perguntas para si mesmo: "Qual o rumo desse filme?", "E agora, como a Espanha reage ao golpe?".

A resposta veio logo. A Espanha continuou sendo a Espanha de sempre. Paciente, encantadora e pró ativa. E aos 37 minutos, lá estava a igualdade no marcador. Sarabia aproveitou um rebote e estufou as redes croatas. 

O filme em questão é tão perfeito que o roteirista dá 15 minutos para o espectador "respirar", beber uma água e voltar. E é bom mesmo se hidratar, relaxar, porque o que vem por aí é de tirar o fôlego.

Demorou 11 minutos do retorno até o terceiro gol da partida. Vira, que vira, que vira! É da Espanha! Ferran Torres cruzou da esquerda, Azpilicueta apareceu dentro da área para cabecear e colocar La Roja na frente.

A Croácia tinha uma saída para o jogo. Simplesmente, sair para o jogo. Atacar! Buscar o gol. Mas ao fazer isso, abre espaço para a Espanha desfilar seu talento. E assim foi aos 76 minutos de filme. Pau Torres lançou Ferran Torres, que ganhou do marcador e bateu na saída do goleiro Livakovic. 

Estava chegando ao final o filme. Bom, legal, mas daqueles filmes que você já sabe o final muitos minutos antes do término. Aí é que vocês se enganam. A Croácia guardou suas forças para o final. Modric, o ator croata mais famoso, apareceu na área, tocou para o meio, e após bate, rebate, Orsic marcou aos 39 da segunda etapa.

O mesmo Orsic apareceu aos 46 minutos, para cruzar na cabeça de Pasalic. Nas legendas croatas, "Cilj! E que "Cilj"! O Cilj que determinou o clímax do filme, um dos momentos mais emocionantes da Euro e a ocorrência de uma prorrogação.

Se você não sabe o que significa Cilj, troque a legenda de croata para português e verá a palavra "gol".

Veio a prorrogação. Pelo lado da Croácia, empolgação, confiança. Pelo lado espanhol, o semblante do treinador Luís Enrique era enigmático. Parecia desapontado, parecia incrédulo, parecia pensativo.

Unai Simón, outrora candidato a vilão, atuou como herói ao evitar o quarto gol croata. Em seguida, veio a pintura do ator dos mais criticados do elenco espanhol. Morata recebeu cruzamento da direita, dominou de maneira categórica e chutou bonito para recolocar a Espanha em vantagem.

Difícil dizer qual tipo de filme é Espanha x Croácia. Mas, em dado momento, ficou claro uma mistura de ação com suspense. Jogo lá é cá. Croácia se mandando para o ataque, Espanha aproveitando os buracos deixados na defesa croata. E aos 12 minutos da prorrogação, veio a cena a deixar o espectador muito desconfiado do final do filme. Oyarzabal chutou para as redes croatas: 5x3.

De um filme como esse, tudo pode se esperar. Mas os minutos passaram e cada vez ficou aparente que não haveriam mais reviravoltas. Pode subir o letreiro, pode tocar o hino espanhol de fundo que a Espanha está entre as oito da Europa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário