domingo, novembro 20, 2022

JOGO 1 - Catar vira Quito por uma noite

 Por Danilo Silveira

O Equador venceu e convenceu no jogo de estreia da Copa do Mundo 2022. A equipe comandada pelo argentino Gustavo Alfaro mostrou uma consciência enorme daquilo que precisava fazer durante a partida. Horas marcava alto, horas recuava um pouco a linha de marcação. Horas atacava com mais velocidade e intensidade, horas cadenciava mais o jogo. Horas tentava evoluir ofensivamente pelo meio, horas abria o jogo pelas pontas.

Aos 5 minutos, após cobrança de falta alçada na área, Félix Torres emendou um voleio e Enner Valencia completou para as redes. Ao que tudo indicava, o gol mais rápido da história das Copas do Mundo tinha sido anotado. Mas o VAR apontou impedimento na origem do lance e Daniele Orsato anulou o tento. Mas o dia era de Enner Valencia, o melhor jogador em campo. Aos 15 minutos, ele recebeu de cara para o gol, teve lucidez e habilidade para driblar o goleiro Saad Al Sheeb, que cometeu a penalidade. O próprio camisa 13 do Equador cobrou, com extrema categoria, para agora sim, marcar o primeiro gol do Mundial do Catar. Quinze minutos mais tarde, Enner Valencia repetiu a dose. Preciado cruzou da direita e o atacante executou uma cabeçada fenomenal, no canto direito, para ampliar o marcador.

O fato é que a partida apresentava-se fácil para o Equador. O time não parecia sentir o peso da estreia e jogava leve, solto e hiper a vontade no gramado do Al Bayt, na cidade de Khor. O Catar, por sua vez, não conseguia produzir praticamente nada de positivo no campo ofensivo. Para ser sincero, a equipe pouco conseguia se organizar na parte defensiva e quando o Equador adiantava a linha de marcação, os comandados do espanhol Félix Sánchez pareciam se perder ainda mais em campo. Em um dos lances de rara beleza plástica do Catar, uma boa troca de passes pela direita terminou em um ótimo cruzamento para Almoez Ali. O camisa 19, no entanto, cabeceou muito mal. Foi o último lance da primeira etapa.

Vieram os 45 minutos finais e o Equador continuou melhor em campo. Na frente no marcador, por dois gols de vantagem, a equipe sul-americana soube controlar bem a vantagem e conter as investidas ofensivas do Catar, que pareciam mais corriqueiras, porém com a mesma efetividade baixa.

A vitória do Equador parece um fato normal, mas chama muito a atenção, o nível elevadíssimo de futebol apresentado.
Pela primeira vez na história das Copas, um país sede é derrotado no jogo inaugural. Podemos dizer que o Equador fez o catar parecer a capital Quito por uma noite.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário