segunda-feira, novembro 28, 2022

Jogo 32 - Portugal vence Uruguai em jogo que foi melhor jogado na segunda etapa

 Por Danilo Silveira 

Se o Uruguai tivesse entrado em campo para jogar para frente desde o minuto inicial, talvez a gente tivesse tido em Lusail, um dos melhores jogos da Copa do Mundo.

Mas o fato é que a seleção comandada por Diego Alonso só resolveu de fato ir para cima do adversário aos 8 minutos da segunda etapa, justamente quando foi vazada. Bruno Fernandes cruzou da esquerda, Cristiano Ronaldo tentou cabecear e não alcançou, mas caprichosamente, a bola rumou para as redes de Rochet.

Outra coisa que poderia fazer o jogo ser melhor é uma escalação do Uruguai com um quarteto ofensivo com Cavani, Suárez, Arrascaeta e Darwin Nuñes. Arrasca e Suárez começaram no banco e quando Suárez foi para o jogo, foi justamente na vaga de Cavani.

Portugal, por sua vez, não  fez uma partida brilhante, mas é de se elogiar a escalacao de Fernando Santos com Cristiano, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e João Félix. Rapaz, é muita qualidade ofensiva nesse time português.

Sobre as coisas que aconteceram antes dos 53 minutos de jogo, podemos destacar uma grande chance de Bentancur, que driblou dois marcadores, mas acabou parando no goleiro Diogo Costa, no que seria um dos gols mais bonitos da Copa até aqui. Podemos destacar também o domínio português e um sistema dem marcação bem estruturado do Uruguai.

Mas para desenvolver melhor o texto, podemos pular para os 53 minutos de jogo, que foi quando Portugal abriu o placar.

A partir daí, o jogo tornou-se eletrizante. Arrascaeta entrou, o Uruguai ganhou dinamismo no meio-campo e força para chegar ao campo ofensivo. 

Portugal passou a ser atacado, sofreu alguma coisa, mas ganhou a possibilidade de contra atacar e trabalhar a bola com mais espaço vazio no campo de ataque.

O duelo tornou-se muito interessante de ser assistido. O famoso "lá é cá". Rolou bola na trave para os dois lados, rolou chute de Suárez que bateu na rede pelo lado de fora. 

E ainda deu tempo de Portugal ampliar. Bruno Fernandes, de pênalti, fez seu segundo gol no jogo para coroar uma boa atuação. Joga muita bola o meia português.

O fato é que o Uruguai poderia ter contado com um pouco mais de sorte para estar em uma posição mais confortável no grupo. Contra a Coreia, explodiu bola na trave no que poderia ser o gol da vitória e contra Portugal, a bola na trave poderia ser o gol de empate.

No entanto, a equipe poderia ter procurado o gol de maneira mais incisiva nesses dois jogos. Terá a chance de fazer isso contra Gana. É ganhar e torcer para a Coreia não vencer, que a seleção seguirá no Mundial. Se Uruguai e Coreia vencerem, a decisão da vaga irá para o saldo.

Portugal, por sua vez, está classificado, com boas chances de ser primeiro lugar. A forma de Portugal perder a primeira colocação é perder o jogo para a Coreia, Gana vencer o Uruguai e Gana ultrapassar o saldo de gols portugues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário