quarta-feira, novembro 30, 2022

Jogo 38: Austrália bate a Dinamarca e c9 segie a classificacao para as oitavas

 Por Danilo Silveira 

A Dinamarca foi uma das grandes decepções da Copa do Mundo. A equipe dirigida por Kasper Hjumand não conseguiu repetir a boa campanha da Eurocopa de 2021 e acabou eliminada na primeira fase da Copa do Mundo, de forma até melancólica.

Precisando da vitória para ainda sonhar em classificação, a equipe iniciou o jogo diante da Austrália tentando partir com tudo para o ataque. A bem da verdade, parece que foi isso que a Dinamarca tentou a maior parte de Copa: atacar.

Não parece ter faltado vontade nem coragem para os dinamarqueses. Pelo contrário. A proposta parecia das melhores, mas a execução, em nenhum momento funcionou no Catar. 

A Austrália, por sua vez, se classificaria com vitória e se empatasse com a Dinamarca, precisaria torcer para a Tunísia não vencer a França.

Diante desse cenário, a Austrália não deixou de atacar a Dinamarca, mas não fazia isso de maneira tão intensa. "Não se jogava ao ataque", como se diz na gíria.

Se no plano tático, tínhamos propostas que somadas poderiam culminar em um bom jogo, na prática, o jogo foi bem fraco. 

Eis que no outro jogo do grupo, a Tunísia abriu o placar diante da França. O 0x0 estava eliminando Dinamarca e Austrália nesse momento.

Mas isso durou pouquíssimo tempo. Aos 14 minutos da segunda etapa contra, contra ataque rápido da Austrália: Riley McGree serviu Leckie, que arrancou pela ponta esqierda, gingou duas vezes para cima do marcador e bateu cruzado para marcar um belo gol.

Gol esse que colocou a Austrália nas oitavas de final da Copa. Daí até o apito final, a Dinamarca tentou exercer uma pressão, mas mal conseguia chegar perto da meta do goleiro Ryan.

Eriksen, de quem mais se espera uma jogada de maior qualidade, pouco conseguiu produzir. Não só hoje, como em toda a Copa. Mas, cabe aqui dar os parabéns ao jogador. Depois de sofrer um mau súbito no ano passado, no jogo entre Dinamarca X Finlândia, valido pela Eurocopa, ele deu a volta por cima e disputou o Mundial. Talvez, de todos os jogadores participantes, seja ele o mais vitorioso de todos.

Ao ver essa classificação australiana, fica difícil não lembrar do jogo da repescagem contra o Peru. A Austrália conseguiu segurar o ímpeto da forte seleção comandada por Ricardo Gareca, e nos pênaltis, conseguiu uma classificação heroica para a Copa.

Se outrora quase não foi ao Catar, agora a Austrália está entre as 16 seleções mais bem colocadas da Copa. Para ficar entre as 8, terá que superar a Argentina de Messi e companhia. Dura missão! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário