quarta-feira, novembro 30, 2022

Jgoo 37: Tunísia faz historia, vence a França, mas está eliminada da Copa

 Por Danilo Silveira

Ainda que não tenha conseguido a classificação, a Tunísia fez história na Copa do Mundo, vencendo pela primeira vez, uma seleção europeia na competição. E justamente em cima do país que o colonizou: a França!

E a vitória da Tunísia passou por um futebol muito interessante apresentado pela equipe comandada por Jalel Kadri. Muita velocidade, um ímpeto invejável para atacar a França constantemente e uma vontade de dar gosto de ver.

Cabe ressaltar que a França foi a campo com o time quase todo reserva, mas isso não diminui o feito tunisiano. Podemos aqui destacar que a Tunísia jogou melhor que a França, uns 70% do jogo.

A porcentagem do parágrafo acima não chega a 100 porque Didier Deschanps foi mandando seu time titular a campo na segunda etapa. Mbappé, Griezmann e Dembélé deram outra qualidade ao time.

Um dos lances mais inusitados da Copa, aconteceu no final do jogo. Bola alçada na área da Tunísia, Talbi afastou de cabeça e Griezmann emendou para as redes. O árbitro da Nova Zelândia, Matthew Conger, validou o gol e encerrou o jogo. No entanto, após o apito final, o VAR chamou o árbitro para o vídeo e o gol foi anulado. Na hora do cruzamento, Griezmann estava impedido e o desvio do tunisiano não tira a posição irregular. O árbitro reiniciou o jogo com bola para a Tunísia no local da infração, e pouco depois apitou o fim do jogo pela segunda vez. Dessa vez, o jogo acabou de verdade.

A classificação da Tunísia não veio pois a Austrália venceu a Dinamarca por 1x0 no outro jogo do grupo. Se houvesse empate, a Tunísia passaria. Curiosamente, o gol da vitória australiana saiu cerca de três minutos após o gol da Tunísia. Por ais ou menos três minutos, a Tunísia teve o gostinho de estar indo para as oitavas de final.

A França pega agora a Polônia nas oitavas de final. É passar a borracha na atuação pífia diante da Tunísia e confiar nos titulares, principalmente Mbappé. A França é bem favorita para esse duelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário