quarta-feira, junho 23, 2010

Jogo 33 - O adeus de França e África do Sul.

Em crise, seleção comandada por Raymond Domenech perde para anfitriões e dá adeus ao sonho do título mundial. Bafanas também ficam de fora mas saem ao som das vuvuzelas.

França e África do Sul deram adeus a Copa do Mundo. Mas com uma diferença. A seleção africana, com vitória, aplaudida por seus torcedores "vuvuzelados". Já a França...AH! A França. Mergulhada em uma crise profunda, que veio a tona durante a Copa, a seleção francesa saiu do continente africano sem vencer. Nem Thierry Henry, nem Raymond Domenech nem a torre eiffer salvaram a equipe do fiasco. Anelka cortado por xingar o técnico. O capitão Evra discutiu com preparador físico e foi barrado. Por que não antes? Por que não depois? Precisava ser justo durante a Copa do Mundo? Justo no torneio mais importante do mundo? O trabalho de três anos e meio foi pelo ralo.

África do Sul domina o jogo.

No campo, a África do Sul sobrou. E uma goleada se anunciou. Tshabalala cobrou escanteio, Lloris falhou e Khumalo completou de cabeça pro fundo das redes. Chute cruzado da esquerda e Mphela dividiu com Clichy e a bola entrou. Enquanto isso, o Uruguai abria o placar em cima do México no outro jogo da rodada. Faltavam dois gols pros bafanas avançarem de fase. E a França? Apática via a África dominar a partida. E para complicar mais estava com um jogador a menos, pois aos 25, Gourcuff foi injustamente expulso. O árbitro entendeu que ele agrediu Sibaya em lance pelo alto.

França desconta e sonho de permanecer no mundial acaba para as duas seleções.

E veio a segunda etapa. Aos 5, Tshabalala deixou Mphela na cara do gol e o atacannte acertou a trave. Aos 12, o mesmo Mphela chutou de fora para defesa de Lloris. O tempo se passava e as duas seleções iam amargurando junto a iminência de uma eliminação. Em 2002, a França foi eliminada na primeira fase sem vencer e sem sequer marcar um gol. E para não sair sem balançar as redes também em 2010, Sagna enfiou bola na direita para Ríbery que tocou para o meio e Malouda empurrou para as redes. No final, Tshabalala perdeu grande chance de ampliar em chute cara a cara que o goleiro francês defendeu. Para completar a atuação francesa na Copa, Domenech se recusou a cumprimentar o técnico da África do Sul Carlos Alberto Parreira ao final da partida. Para a França, reflexão. Para a África do Sul, a festa e as vuvuzelas continuam até 11 de Julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário