terça-feira, junho 22, 2010

Jogo 31 - Suiça perde para o Chile mas faz história.

Sul americanos suam mas quebram retranca da seleção européia que bateu recorde ficando 551 minutos sem ser vazada.

Ferrolho suiço parecia intransponível.

Parecia que hoje em Port Elizabeth ninguém conseguiria marcar um gol na seleção suiça. O Chile tentou de todas as formas. Pelo alto a zaga tirava, por baixo sempre havia um adversário para inetrceptar. Chutar de fora parecia a solução. E foi o que Vidal fez, mas lá tinha um goleiro chamado Benaglio que evitou o gol e no rebote Carmona bateu forte e o camisa 1 defendeu novamente. Aos 31 minutos de jogo, Behrami deixou o braço em Beausejour e foi expulso. Mas parecia que a Suiça estava com mais um em campo em vez de menos um. Era uma muralha, compacta, que fazia linha de impedimento e mal passava do meio de campo.
Recorde batido e vitória chilena.

No intervalo, Marcelo Bielsa pôs González e Valdívia, tirando Vidal e Suazo. E aos 4, o Chile balançou as redes em chute de fora de Sánchez. Mas uma bandeira na lateral direita estava levantada. Impedimento assinalado pois a bola desviou em Gonzáles que estava a frente da zaga. E aos 22, a Suiça completava 551 minutos sem sofrer gol, superando a Itália que ficou 550 minutos sem ser vazada nas Copas de 1990 e 1994. Mas aos 28 veio o gol chileno. Um gol caracterizado pela insistência, pela vontade e pela garra. Paredes, que tinha acabado de entrar no lugar de Fernández, recebeu passe de Valdívia, driblou o goleiro e a bola correu pra linha de fundo. Ele alcançou antes que ela saísse, virou para área e cruzou para González cabecear para o chão. A bola passou pelo zagueiro, quicou no gramado, tocou no travessão e entrou. Era o desabafo dos sul americanos. Mas logo a Suiça mudou a postura, saindo para o jogo e dando o contra ataque, mas Paredes desperdiçou duas chances de ampliar. E aos 45, a grande chance de empate. Derdiyok achou espaço no meio da zaga e chutou, mas a Jabulani saiu a direita, muito perto da trave. Era a punição para quem ficou o jogo todo encolhido, sem sair do campo defensivo, abdicando do direito de jogar um futebol pra frente.

O Chile com seis pontos é líder do grupo H, enquanto a Suiça está em 2º com três. Ainda hoje, Espanha e Honduras completam a 2ª rodada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário