segunda-feira, julho 05, 2010

O velho novo Don Diego.

Maradona foi polêmico durante toda sua carreira. Venceu, perdeu, sorriu e chorou. Foi um mau exemplo, foi um bom exemplo. Hoje, é um ídolo argentino.

O versão 2010 de Maradona.


Com sua vida toda marcada por polêmicas e mais polêmicas, Maradona chegou a Copa do Mundo 2010. Era quase certo, que arrumaria algum tipo de confusão, que mancharia mais ainda a imagem de seu país, já que em um passado recente havia tido problemas com a imprensa. Mas Maradona calou a boca de todos. Foi um gentleman, um exemplo de comportamento. Há aqueles que dizem que ele discutiu com torcedores alemães após a eliminação. Mas foi algo mínimo em relação à análise geral. O Pibe foi um exemplo de superação e de esportividade. Exemplo de que o ser humano pode evoluir. Os dias foram passando e a Argentina foi vencendo. Todos diziam que o bom humor do Pibe acabaria assim que a Argentina fosse eliminada. Mas não. A seleção argentina violenta e desleal deu lugar a uma equipe guerreira, que lutou e se esforçou até o fim. Sonoros 4 x 0 para a Alemanha tiraram os hermanos da Copa. E o que Maradona fez? Foi cumprimentar jogador por jogador de sua equipe, assim como fazia após cada vitória. Há aqueles que vão por em questão a tática usada por Maradona, há aqueles que irão questionar a zaga argentina, há aqueles que vão criticar e rir da derrota de Maradona. Porém, derrotado nas 4 linhas, ele sai do continente africano como um vencedor. Vencedor sim, por que não? São 32 seleções, por que só elogiar e só exaltar a que vence?

O que é ser um vencedor?

Precisamos parar com a obssessão pela vitória, achar que vencer a qualquer custo é a única coisa que vale a pena. As coisas não podem funcionar assim. Senão, tudo perde o valor. Senão, a luta de cada jogador derrotado dentro das 4 linhas, o show da torcida nas arquibancadas e o legado de uma Copa do Mundo não vale de nada. Fulano venceu. Cicrano perdeu. Fulano é melhor que Cicrano. A vitória nos gramados não é a única coisa que faz das pessoas, verdadeiras vencedoras.

As manchas e a dívida com o futebol argentino.

Maradona volta pra casa sem a taça de campeão, com uma goleada alemã na bagagem, mas com um título pessoal e moral. Ele, que muito deve ao futebol, jogou dopado em 1994, manchando o esporte de seu país, se envolveu com drogas, teve várias polêmicas em sua vida profissional e pessoal, deve sair de cabeça erguida da Copa do Mundo. Na vida, os erros acontecem, passam e jamais são alterados. As manchas da carreira de Maradona nunca serão esquecidas, mas que bom que ele pôde voltar e apagar um pouco dos seus erros do passado. Provavelmente ele entregará o cargo de treinador da seleção argentina de futebol. Irá fazer falta. Foi bom ver Maradona como técnico. Ele teve coragem e peito para isso. E mais. Montou uma seleção competitiva, que chegou às quartas de final jogando bem e invicta. Caiu para Alemanha que tem um excelente time. A goleada de 4 x 0 sofrida nunca será apagada, mas a estadia de Maradona na África do Sul e a boa impressão que ele deixou também não.

O reconhecimento de uma nação.

Ao lado, uma foto de quase 20 mil torcedores que recpcionaram a equipe argentina cantando "Y Diego no se va", pedindo para o treinador ficar no cargo. Um sincero reconhecimento de um bom trabalho feito por Diego Armando Maradona à frente da seleção argentina.

Parabéns Pibe!











Nenhum comentário:

Postar um comentário