segunda-feira, agosto 30, 2010

De olho na série B

O Brasil tem o poder de revelar craques em uma velocidade assustadora. Cada dia surge uma nova jóia. O exterior é o destino da maioria deles depois de fazerem sucesso por aqui. Não é a toa que a UEFA Champions League terá mais de 80 brasileiros espalhados pelos clubes. E muitas das vezes esses craques estão “escondidos” em times de menor porte. Dedico essa matéria para falar do campeonato brasileiro série B.

Muitas pessoas olham a série B como um torneio de um nível técnico muito baixo e um futebol muito fraco. Mais não é bem assim. Obviamente, na série B, não se encontra times com a qualidade técnica de um Fluminense, um São Paulo ou um Cruzeiro, mas a segunda divisão do brasileirão tem bons jogadores, que merecem uma atenção especial.

Acompanhando a série B, principalmente às Terças Feiras, me deparo com alguns nomes conhecidos, e até me surpreendo pelo fato de estarem jogando fora da primeira divisão. O que falar de Dodô? Artilheiro no Botafogo em 2007, valorizado no mercado e disputado por muitos clubes, hoje ele faz parte do elenco da Portuguesa. O que falar de Reinaldo? Fazia parte do elenco do tri campeonato do Flamengo em 2001, jogou em clubes grandes como São Paulo e Botafogo e hoje está no Figueirense. Marcelinho Paraíba, jogador de seleção brasileira, atuou pelo Grêmio, pelo Flamengo e hoje está no Sport. Morais, promessa vascaína, atua hoje pelo Bahia. E tal situação não se limita as quatro linhas. Ney Franco, campeão da Copa do Brasil com o Flamengo em 2006, técnico do Botafogo em 2009, caiu com o Coritiba ano passado e continuou no cargo, disputando a série B. Renato Gaúcho, campeão da Copa do Brasil em 2007 e vice-campeão da libertadores 2008 com o Fluminense, até um mês atrás estava a frente do Bahia. Geninho, campeão brasileiro em 2001 com Atlético-PR, hoje dirige o Sport.

Jogar a série B não significa o fim do mundo. Muitos jogadores, hoje considerados bons, passaram por lá. Aliás, por ter o mercado menos cobiçado, a série B torna-se uma vitrine interessante. Lá, Cuca, em 2009, foi encontrar o volante Willians, hoje cotado para ir para seleção brasileira de Mano Menezes. Aliás, Mano, hoje considerado um dos melhores técnicos do Brasil, passou por lá duas vezes, subindo com Grêmio e Corinthians.

Portanto, olhem para série B com bons olhos. Lá se encontra bons jogadores, grandes promessas. Olhem para Ciro, atacante do Sport. Reparem o talento de Willian, atacante do Figueirense.Quem sabe, num futuro próximo, eles não possam estar brilhando pelos gramados da série A?

Nenhum comentário:

Postar um comentário