terça-feira, agosto 31, 2010

Robinho acerta com Milan. E agora?

A carreira de um jogador começa na base. Lá ele aprimora fundamentos, erra, aprende e evolui. Quando sobe para o futebol profissional, muitas vezes sofre um impacto muito grande. Porém, há jogadores que já entram no futebol de cima jogando muito e mostrando personalidade, foi o caso de Robinho.

O menino da Vila surgiu para o Brasil e para o mundo em 2002, quando somado a uma geração de craques, levou o Santos ao título brasileiro. Em 2003, a equipe chegou a final da libertadores, sendo derrotada pelo Boca. Em 2004, o menino da Vila marcou 21 gols em 36 partidas, chamando atenção de clubes europeus.

E assim, Robinho partiu para Espanha. O destino era o Real Madrid. Muitos comparavam o garoto a Pelé, muitos esperavam que Robinho, em breve, se tornasse o melhor do mundo. Porém, não foi o que aconteceu. Algumas boas atuações, outras não, e nem titular absoluto ele era no Real Madrid. Venceu o espanhol por duas temporadas seguidas (2006-2007 e 2007-2008), a Supercopa de 2008 e a Copa das Confederações (2005) e Copa América (2007), sendo eleito o melhor jogador da competição, com a seleção brasileira. Fez parte do elenco que foi a Copa do Mundo da Alemanha em 2006.

No ano de 2007, Robinho estava em baixa no Real Madrid e saiu pela porta dos fundos, brigado com a torcida. Agora, o destino era o Manchester City. Lá, não conseguiu muito sucesso e retornou ao Santos, emprestado, com objetivo de reencontrar seu futebol, visando a Copa do Mundo 2010. Foi campeão paulista e chegou na Copa do Mundo como uma das esperanças brasileiras. Mas fracassou. E muito. Robinho teve uma postura muito ruim na Copa da África. Uma pena. Não pelo futebol, mas pela irritação. O menino da Vila, que encantava com futebol moleque, estava esquisito, diferente, mudado. Discutindo com árbitros, com um semblante feroz, parecia que estava numa guerra.

Voltou do mundial e ergueu a taça de campeão da Copa do Brasil com Santos, era o capitão da equipe. E logo depois voltou ao seu clube, Manchester City, e agora está de saída. O destino é o Milan.

Títulos Robinho tem. Fama Robinho tem. Futebol Robinho tem. Mas ele não conseguiu fazer a sua carreira render como era o desejo de nós brasileiros. Esperava-se muito de Robinho. Hoje, já não se deposita muitas esperanças no craque. Ronaldinho foi ídolo no Barça, Kaká no Milan. Os dois já tiveram no auge, já jogaram muita bola por aí. Robinho, ainda não. Sempre sendo o coadjuvante, sempre envolvido em polêmicas, se tornou um jogador comum. Com potencial, sim. Com muita habilidade, sim. Mas não é diferenciado no mercado europeu. É mais um bom jogador bom que atua pelos gramados do mundo.

A vida sempre dá chances às pessoas. E Robinho está tendo mais uma. Sua ida para o Milan está confirmada. E o que esperar dele por lá? De fato, não sei. O Milan, não se encontra nos melhores dos seus dias. O menino da Vila está devendo ao futebol mundial. O casamento pode ser perfeito. Torço por Robinho. Não esse Robinho envolvido em polêmicas, em baixa no Real Madrid, descontrolado na Copa do Mundo. Mas sim pelo Robinho que joga bola. Afinal, foi assim que ele encantou o Brasil em 2002.

Róbson de Souza, 26 anos. Ainda tem tempo para se consagrar como jogador de futebol. Ainda está em tempo de disputar pelo menos duas Copas. Tem várias temporadas européias pela frente.

O tempo não passa tão devagar como muitas vezes parece. Mas também não voa como nos dá impressão. Robinho está em uma idade intermediária para o futebol. Tem tempo e experiência de sobra, para brilhar pelo mundo afora.

Fica a torcida pelo craque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário