sexta-feira, setembro 17, 2010

O príncipe virou sapo?


Impressiona-Me, e muito, a capacidade que a imprensa tem de influenciar a cabeça das pessoas. Assim que saiu a lista de convocados de Dunga, um número imenso de jornalistas, com 77, sete é pouco, pedras na mão, criticaram o treinador por não ter levado os (até então) meninos da Vila. Não sou fã de Dunga, fui o primeiro a criticar sua convocação, mas não queria ver Neymar com amarelinha, e sim Paulo Henrique Ganso, que apresentava nos gramados maturidade suficiente para integrar uma seleção em uma Copa do Mundo. Neymar sempre me passou desconfiança. Sempre achei “estranho” as tais dancinhas após cada gol. Neymar sempre foi debochado nos gramados. Mas ai de mim abrir a boca para falar isso em alguma roda de amigos: “Você tá maluco”, “Esse é o futebol arte do Brasil”, “Ta aí o futebol alegre e o Dunga não convoca o garoto”. Jornalistas foram para a porta da casa do treinador jogaram holofotes em sua janela no meio da noite pedindo a convocação dos (até então) meninos da Vila. Pois bem. O tempo se passou, o técnico da seleção mudou, o Brasil fracassou na Copa do Mundo, e então, Mano Menezes convocou Neymar. O garoto correspondeu, jogou bem, marcou gol. Tudo uma maravilha!
Porém, seu ar de deboche continuava o mesmo, sem tirar nem colocar. Até que há uns 15 dias o menino se envolveu em confusões com o técnico Antônio Lopes em uma partida contra o Avaí, pouco tempo depois outra confusão com jogadores do Ceará. Até que na última Quarta o menino resolveu discutir com Dorival Júnior, seu técnico na equipe do Santos. Após a partida René Simões falou à imprensa: Estamos criando um monstro. E os jornalistas resolveram tomar isso como verdade. Pronto! Aí está! Neymar tornou-se em menos de um mês um monstro. Talvez muito por culpa da mídia, que sempre exaltava o garoto, achava tudo belo, qualquer coisa que ele fazia era lindo e maravilhoso. Mas e agora? Onde estão os jornalistas que tanto defenderam o menino? Ou todos eles foram demitidos de seus veículos de informação em uma “conspiração anti-Neymar”, o que acho improvável, ou então, eles mudaram de opinião. O fato é que o principezinho da Vila virou sapo em poucos dias. E o Dorival Júnior hein?! Tanto defendeu o menino, tudo era belo, os marcadores eram maus, batiam em Neymar, não deixavam o garoto jogar bola em paz. Agora o comandante pediu o afastamento do jogador por 15 dias. Pois é, como é o futebol!
Assim fica difícil entender as coisas. O mundo do futebol nos permite tais situações. Heróis se tornam vilões, e vice versa, em cerca de dias, minutos, horas a até segundos. Neymar tem erros, defeitos que precisam ser corrigidos, e torço para que sejam, mas não se tornou um vilão por tais altitudes
Nem um Deus nem um diabo, força Neymar, porque potencial você tem. E sabe disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário