quarta-feira, dezembro 29, 2010

ARSENAL VACILA E APENAS EMPATA COM WIGAN.

Por Danilo Silveira.

O Arsenal entrou em campo hoje para enfrentar o Wigan no seu último jogo do ano. Uma vitória significaria começar 2011 com o mesmo número de pontos dos líderes Manchesters (City e United). Com uma equipe diferente da que fez grande partida contra o Chelsea há dois dias, os Gunners não repetiram a excelente atuação e não passaram de um empate em 2 x 2.

O Arsenal, com a proposta de rolar a bola no campo de ataque encontrava um adversário perigoso e veloz no contra ataque. Aos 16, N’Zogbia recebeu no campo de ataque, avançou, driblou Diaby e Koscielny e se atirou no gramado. No lance corrido o espectador até pode achar que houve a penalidade, mas no Replay é perceptível que o zagueiro francês recolhe a perna. Watson cobrou no canto direito de Fabianski, que até pulou para o lado certo mas não evitou o gol. Com Bendtner e Chamack no ataque, o Arsenal não mostrava a mesma velocidade do jogo contra o Chelsea. O Wigan não se encolhia e marcava o Arsenal de maneira avançada. Aos 23, Rosicky arriscou de fora e o goleiro Ali Al Habsi defendeu. Três minutos depois, um contundido Diaby deu lugar a Wilshere (volante inteligente que fez grande partida contra o Chelsea).O jogo era amarrado, com entradas fortes. N’Zogbia aparecia pelo lado direito oferecendo perigo a uma bagunçada zaga da equipe londrina. Porém, nos minutos finais o talento do Arsenal entrou em ação. Aos 39 Bendtner recebeu na frente, chutou para defesa do goleiro, mas no rebote Arshavin deu lindo voleio de primeira para o fundo das redes. Aos 43, Arshavin fez linda jogada individual e deixou o dinamarquês Bendtener na cara do gol; um chute no canto esquerdo do goleiro dava aos Gunners o direito de ir para o intervalo à frente no marcador.

O segundo tempo começou corrido equilibrado, mas sem muitas oportunidades. A primeira a se destacar foi aos 13, quando Chamack cabeceou a esquerda do gol de Ali Al Habsi após escanteio cobrado da direita. Aos 18, Sagna errou saída de bola pela direita do campo defensivo e Cleverley arriscou pra fora. A postura do Arsenal não era de quem pretende assumir a liderança do campeonato inglês. Talvez a vantagem no placar dava à equipe a impressão que tudo estava resolvido. Mesmo assim, aos 23 os Gunners tiveram grande chance de ampliar quando Wilshere deu lindo passe para Arshavin, que dominou mas acabou finalizando em cima do goleiro que saiu bem para evitar o terceiro gol. O técnico da equipe da casa, Roberto Martinez, colocou McArthur na vaga de Gohouri: era a primeira substituição da equipe. Aos 29, Bendtner perdeu bola no campo de ataque e o contra ataque do Wigan terminou com N’Zogbia chutando para boa defesa de Fabianski. Quatro minutos mais tarde, o mesmo N’Zogbia deu cabeçada em Wishere, caracterizando agressão e recebendo o vermelho, piorando as cosias para sua equipe. Porém, aos 35, não só Wishere, mas toda equipe londrina recebeu um duro golpe. Escanteio cobrado da esquerda, Rodallega desviou para dentro no segundo pau e Squillaci tentou evitar que a bola chegasse ao adversário e acabou cabeceando contra a própria meta: era o empate do Wigan. Quase imediatamente, Arsene Wenguer colocou Nasri e Walcott nas vagas de Arshavin e Wishere. Não consigo ver cabimento em tais substituições, mas mesmo assim, o Arsenal podia ter feito o terceiro, se o juiz marcasse pênalti quando Narsi cobrou falta e a bola foi cortada com a mão por um adversário que compunha a barreira. Mesmo assim, nada justifica a postura do Arsenal. Dois pontos que podem fazer muita falta.

O resultado deixou o Arsenal dois pontos atrás dos líderes e fez o Wigan deixar a zona de rebaixamento. Nos outros jogos do dia, o Chelsea acabou com a seca de vitórias ao vencer o Bolton no Stanford Bridge por 1 x 0, gol do francês Malouda. Já o Liverpool perdeu em casa para o ex lanterna Wolverhampton. Confira a classificação:

1 Manchester United 38
2 Manchester City 38
3 Arsenal 36
4 Chelsea 34
5 Tottenham 33
6 Bolton 29
7 Sunderland 27
8 Blackpool 25
9 Blackburn 25
10 Stoke City 24
11 Everton 22
12 Liverpool 22
13 Newcastle 22
14 West Bromwich 22
15 Aston Villa 20
16 Wigan 20
17 Birmingham 19
18 Fulham 19
19 Wolverhampton 18
20 West Ham 17

6 comentários:

  1. Estou sendo mais tolerante com os acontecimentos nessa partida por levar em consideração o fato sobrehumano de jogar duas partidas num intervalo de 48 horas.

    Faço 3 críticas específicas, gostaria de saber se concordas ou discordas.

    [1] Vacilo generalizado no lance do 2º gol do Wigan;
    [2] Saída de Arshavin quando o time buscava o desempate;
    [3] A atuação comprometedora do árbitro (que não me pareceu de má-fé, apenas vacilante).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Mas trocaria o item 2 por "demora a mexer na equipe". Mesmo que ele não tirasse o Arshavin já tinah complicado as coisas ali. O tempo era curto. A zaga até vacilou, ams oe scanteio foi bem batido e se isso er auma jogada ensaiada, foi muito beme xecutada. Talvez se o Koscielny tira aquela bola pra escanteio, nem fizesse aprte das nossas postagens.

    Abraços futebolísticos

    ResponderExcluir
  3. No lance do 2º gol, parei a imagem e contei 9 jogadores do Arsenal para 4 jogadores do Wigan na grande área. Por melhor que tenha sido ensaiada/executada a jogada, é inconcebível que apenas o Squillaci estivesse efetivamente marcando alguém (sem tirar os méritos da cobrança e do toque de cabeça).

    Abraços futebolísticos.

    ResponderExcluir
  4. Amigo,

    Vi seu comentário no www.net-esportes.blogspot.com.

    Mas é claro que você pode publicar seus textos lá.

    Deixo aqui meus contatos para que possamos conversar melhor.

    Abraço!

    E-MAIL: kaique.pedaes@r7.com
    MSN: pedaess@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Bem, eu adoraria ter você como colunista do meu blog! Me manda o seu e-mail que eu li mando um convite! Se você quiser, poderá divulgar seu link em cada publicação que postar em meu blog!

    ResponderExcluir
  6. Péssimo empate, agora o Arsenal se distanciou do Manchester United.

    ResponderExcluir